A OAB-SP seção Pinheiros promoveu em 05/05 o I Fórum Regional sobre Mudanças Climáticas. O evento contou com três palestrantes: Prof. Dr. Paulo Nobre, metereologista do INPE; Profa Dra Pérola Vasconcellos da USP de Lorena e o assessor de meio ambiente Marcelo Morgado que substituiu o Vereador Gilberto Natalini, que teve que atender a outro compromisso inadiável.
Marcelo discorreu sobre os retrocessos que estão ocorrendo no cumprimento da Política Municipal de Mudanças Climáticas em vários planos. Isso ensejou a representação ao Ministério Público pelo Vereador Gilberto Natalini gerando um inquérito civil contra a administração Haddad. Um efeito imediato foi voltar a ocorrer reuniões do Comitê Gestor previsto na lei e que não se reunia desde jan/2013. O Promotor responsável pretendia apenas com isso encerrar a ação, a despeito de haver 52 artigos na lei e haver sido abandonados programas da importância do Ecofrotas, Operação Defesa das Águas e Córrego Limpo. O Vereador apelou ao Conselho Superior do Ministério Público que decidiu reapreciar o tema.
Morgado também abordou o PL 870/13 sobre água de reúso, que faz parte do chamado pacote da água e convertido em lei. Ainda mencionou o esforço do Vereador em começar iniciativas pioneiras, tais como: 1) trocar a iluminação das salas do Gabinete por LED tubular às suas expensas; 2) plantar mais de 50 mudas no entorno da Câmara Municipal de São Paulo e propor o projeto de resolução para que a Câmara apenas abasteça sua frota flex com etanol e realize seu 1º inventário de carbono.
Também representou o Gabinete o assessor de urbanismo, o Arquiteto Sergio Martins. Presentes como debatedores estiveram a Desembargadora Federal Profa. Dra da PUC-SP Consuelo Yoshida e o Desembagador Ricardo Cintra do TJ-SP.