Gabinete Natalini participa de audiência sobre a lei de mananciais do Juquery

O assessor de meio ambiente Marcelo Morgado representou o Vereador Gilberto Natalini na 3ª audiência pública em 03/06, do PL 272/2010, que estabelece a área de preservação e recuperação de mananciais (APRM) do Juquery, compreendendo 5 municípios, incluindo S. Paulo.

DSC07361

O evento ocorreu na ALESP, no auditório Franco Montoro e foi presidido pelos Dep. Est. Beto Tricoli – pres. Com. Meio Ambiente e pela relatora Dep. Est. Célia Leão e contou com a presença dos prefeitos de Mairiporã e Franco da Rocha e vereadores das cidades afetadas.
O PL é de iniciativa do GESP e segue os moldes das leis para a Guarapiranga e Billings, representando um passo importante para a preservação do Cantareira, principal sistema produtor de água da RMSP que tem nesta área a represa Paiva Castro. Houve exposições de técnicos da SSRH e SMA que mostraram os avanços da lei em termos de controle do uso do solo e ações para evitar a ocupação desordenada.
O PL foi construído após amplos debates com a sociedade e em colegiados como CERH, Consema e Conselhos Municipais de Meio Ambiente. O assessor em contato com a ONGs da região presentes, defendeu que se inclua o reúso entre as diretrizes para o sistema de tratamento de esgotos e se lute para viabilizar conexão entre os parques estaduais do Juquery e Cantareira, que embora bem próximos não são contíguos.
É difícil viabilizar um corredor ecológico devido à presença de habitações, mas é possível se estabelecer o adensamento de vegetação arbórea para assegurar passagem de parte da fauna.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.