O médico e vereador Gilberto Natalini apresentou duas emendas ao Projeto de Lei nº 507/2014, que dispõe sobre a criação do novo Quadro da Saúde na Prefeitura de São Paulo.
A pedido da AOSP – Associação Odontológica da Prefeitura de São Paulo, entidade que representa os cirurgiões dentistas servidores municipais, foi apresentada emenda que corrige a nomenclatura do cargo passando de Analista de Saúde, conforme consta do Projeto de Lei para Analista de Saúde – Cirurgião Dentista. Ou seja, esta alteração permite que o profissional cirurgião dentista tenha a sua situação definida de maneira clara saindo da generalidade. Outra adequação promovida foi o restabelecimento da proporcionalidade dos valores da tabela. Ou seja, partindo do valor da Jornada de 20 horas para determinar o valor das Jornadas de 30 e 40 horas.
A outra emenda, a pedido do CROSP Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, apresentada pelo vereador Gilberto Natalini, tem uma razão histórica. Há vários anos Natalini vem trabalhando juntamente com o Conselho Regional de Odontologia, Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, no sentido de conseguir a equiparação salarial dos Cirurgiões Dentistas com os médicos da Prefeitura. Essa equiparação já houve no Município de São Paulo.
Na Administração anterior o Projeto de Lei equiparando esses salários seria enviado à Câmara Municipal. Inúmeras tratativas e cobranças foram feitas, tanto pelo vereador Gilberto Natalini como pelos líderes das Entidades de Classe. Porém não houve êxito, apesar da garantia do então prefeito de que a matéria seria enviada ao Legislativo.
Portanto, neste momento, em que tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 507/2014, a iniciativa do vereador Gilberto Natalini e das entidades representativas, teve uma coerência histórica, além alertar para uma situação em que a equiparação salarial entre médicos e dentistas já existe em mais de uma centena de municípios paulistas.