ILUME esteve ausente nas 2 audiências públicas convocadas pela Câmara Municipal de São Paulo

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade convocou 2 audiências públicas para discutir a substituição das lâmpadas da cidade de São Paulo. A Ilume, Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de São Paulo esteve ausente, sem justificativa, nas 2 audiências. Nesta 2ª feira (8/06), a audiência foi convocada  pela Comissão de Administração Pública, em conjunto com a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade.

iluminação

A iluminação responde por cerca de 19% do consumo de energia no mundo. O advento das lâmpadas LED veio propiciar um salto na eficiência, pois ao contrário das incandescentes, que transforma 95% da eletricidade em calor, geram 95% de luz. Isso se traduz também em menor carga de ar condicionado.
A questão da eficiência energética se tornou central na mitigação do aquecimento global, o maior problema da atualidade.
A Prefeitura de São Paulo lançou edital há poucas semanas, para uma PPP de R$ 7,3 bilhões nos próximos 24 anos e a meta é substituir boa parte das 560 mil lâmpadas por LEDs, o que pode proporcionar de 50 a 80% de economia, além de sensível redução dos gastos com manutenção (são trocadas diariamente 400 lâmpadas).
Cabe ao Poder Legislativo avaliar as premissas do edital, pois há muitas questões envolvidas, além é claro da eficiência. O valor a ser gasto é muito alto e também precisa ser bem avaliado. Ter os logradouros claros é fator de aumento da segurança. O descarte ao final da vida útil precisa ser bem estabelecido. A atratividade para insetos, em especial na proximidade de parques e áreas verdes avaliada. Há muitos modelos de lâmpadas LED e por isso é fundamental se ter parâmetros de qualidade bem definidos.
A Comissão de Aministração Pública, Comissão de Política Urbana  e a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade estudam agora uma forma para convocar a ILUME a vir à Câmara Municipal de São Paulo prestar esclarecimentos.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.