Legionella causa pneumonia e pode levar a óbito

A Legionella é uma bactéria presente no meio ambiente, que vive preponderantemente na água. Quando a água é volatizada esta bactéria passa a acompanhar as gotículas. A Legionella ainda pode estar presente no ar e usar como meio de contágio as partículas de pó. A bactéria entra em ação ao ter contato com o pulmão de pessoas que estejam suscetíveis a adoecer, com a imunidade baixa, por exemplo.
Uma vez aspirada, a bactéria da Legionella causa infecção pulmonar – um tipo de pneumonia – chamada de Legionelose ou mal dos legionários. Recebe este nome porque foi identificada nos Estados Unidos pela primeira vez em 1977, quando um surto deste tipo de pneumonia atacou integrantes da Legião Americana.
A Legionella ataca principalmente pessoas com a saúde vulnerável como idosos, fumadores regulares, pacientes com doenças pulmonares crónicas (DPCO e enfisema), com sistema imune debilitado por doença oncológica, renal ou diabetes ou que tomem medicação para suprimir (enfraquecer) sistema imunitário (transplantados, quimioterapia). Dados da Previdência Social Brasileira indicam que em um ano, em média, há 2 milhões e 300 mil internações por pneumonia no Brasil. Mas ainda não há dados suficientes para saber quantos casos são causados pela bactéria Legionella que se não diagnosticada e tratada especificamente pode levar o paciente a óbito.
Saiba mais sobre a doença no http://legionellaespecialistas.com.br/wp-content/uploads/2014/04/e-book/Html/LEGIONELLA-SETRI/index.html

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.