Natalini e Grande Conselho do Idoso entregam carta compromisso a secretário

O vereador e médico Gilberto Natalini (PV-SP) acompanhado de representantes do Grande Conselho Municipal do Idoso e da assessora especial para a Terceira Idade Luciana Feldman, entregaram ao Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, a Carta Compromisso resultado do 2° Congresso Municipal de Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga dos Idosos, que foi realizado em 30 de novembro de 2013. O encontro foi realizado nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, na sede da secretaria.

sotilli

“Todos iremos envelhecer, mas é importante que se envelheça com qualidade de vida”, afirmou o vereador Natalini.
Entre as reivindicações apresentadas ao secretário, está o pedido de instalação de unidades do Centro Dia – espaço com atividades culturais e de lazer, convivência e atendimento médico, tudo com a supervisão de profissionais.
Ao grupo, o secretário Sottili anunciou que a meta da secretaria é instalar 15 unidades do Centro Dia dos Idosos na capital.
Em 2013, o Brasil tinha 23 milhões de cidadãos idosos, o que equivale a 11,8% dos brasileiros. A estimativa é que em 2050 esta parcela da população seja de 64 milhões de idosos, ou 29,5%.
O Grande Conselho do Idoso e o gabinete do vereador Natalini trabalham em prol do Envelhecimento Ativo, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) “é o processo de otimizar oportunidades de saúde, educação continuada, participação e segurança (proteção) de modo a aumentar a qualidade de vida à medida que se envelhece”.
Por isto, o objetivo é que todos os bairros da capital sejam Bairros Amigos dos Idosos. Um bom exemplo é a Vila Mariana que tem apoio da Unifesp.
Para que esta meta seja alcançada é preciso que a Prefeitura de São Paulo se sensibilize e seja parceira nas atividades e a ações ligadas aos Idosos.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.