Natalini participou do lançamento internacional do Protocolo Climático do Estado de SP, na COP 21

O Vereador Gilberto Natalini (PV), participou nesta 3ª feira (8),  do lançamento internacional do Protocolo Climático do Estado de São Paulo, que aconteceu na Embaixada do Brasil na França.

Sec Patricia Iglecias

 
A cerimônia foi presidida pela Profª. Patrícia Iglecias, secretária estadual de meio ambiente de São Paulo e contou com apresentações curtas de executivos de grandes empresas brasileiras como Votorantim, Natura, CPFL, Pão de Açúcar, CPFL e Raízen. Foram apresentados estudos de caso de sucesso na implementação de programas de eficiência energética, proteção e criação de novas unidades de conservação e adoção e ampliação no uso de fontes renováveis e descarbonizadas de energia. A Byd, fabricante chinês de ônibus elétricos, que recentemente instalou fábrica no Brasil em São Paulo anunciou que Belo Horizonte, Campinas e várias outras cidades do país vão introduzir ônibus elétricos na frota de transporte público.

Sec Patricia Iglecias1

 
O vereador Natalini conversou com Adalberto Maluf, diretor da empresa e manifestou a esperança de que a licitação de ônibus em São Paulo ora suspensa pelo TCM, seja completamente reconcebida para que haja metas para ônibus elétricos puros, híbridos, a biodiesel, etanol e mesmo gás natural (fóssil menos poluente que o diesel), para aliviar a poluição na capital que ceifa precocemente a vida de 4500 paulistanos por ano devido a doenças cardiorrespiratórias.
Infelizmente o edital apenas inclui o diesel, combustível muito poluente e fonte de CO2, a despeito de todo esforço mundial para se reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Ele também conversou com outras personalidades sobre ter se reunido com a prefeita adjunta de Paris, Sra. Celia Blauel que lhe contou que já está em curso o programa para que 80% dos ônibus de Paris sejam do tipo elétrico puro e os outros 20% a biodiesel B100, já em 2020.
Natalini lamentou que a Lei da Política Municipal de Mudanças Climáticas esteja sendo descumprida inclusive o artigo que previa até 2018, se ter uma frota de fontes limpas. Ao contrário, o Ecofrotas desenvolvido na gestão do então secretário Eduardo Jorge foi posto de lado e os ônibus que seguem adesivados não rodam mais com diesel de cana de açúcar por falta de repasse da prefeitura para as concessionárias.
Participaram da reunião diversas personalidades na área ambiental, como Adalberto Maluf, Paulo Pompilio- diretor do Grupo Pão de Açúcar e o Dr. Carlos Sanseverino, presidente da Comissão de Meio Ambiente Nacional da OAB.
O Vereador Natalini ao final da reunião fez questão de parabenizar a secretária Patrícia Iglecias pelo grande sucesso do evento, em conteúdo e público e pela liderança em congregar parte expressiva do PIB e das empresas mais proativas e inovadoras para um grande compromisso paulista em favor do clima.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *