Natalini participa de roda de conversa com representantes de entidades ambientais

O Secretário do Verde e do Meio Ambiente Gilberto Natalini reuniu-se na noite desta 5ª feira (23), na sede da UMAPAZ- Universidade de Meio Ambiente e Cultura de Paz, com dezenas de representantes de entidades que trabalham por uma São Paulo mais humana e mais sustentável. Estiveram presentes: SOS Mata Atlântica, Morada da Floresta, Virada Sustentável, Movimento Novos Parques, Rede Nossa São Paulo, Movimento Parque dos Búfalos, entre tantos outros.

16938764_621274201394097_222141137187441553_n

Primeiramente Natalini apresentou a situação atual da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Os parques foram recebidos pela atual gestão em estado de abandono, muitos sem contratos de manejo, limpeza e segurança, outros com contratos reduzidos. Em uma situação de emergência a SVMA buscou parcerias com outros órgãos governamentais, empresas e a sociedade civil e em 50 dias, já recuperou 33 parques. Agora segue o processo de licitação para novos contratos. Falou também sobre a informatização do licenciamento ambiental, criação de uma praça de atendimento, gestão ética e com transparência, reestruturação dos DGDs- Departamentos de Gestão Descentralizadas, que são responsáveis pela fiscalização nos bairros, educação ambiental e arborização, entre tantas outras pautas.
Aberta a roda de conversa, os representantes apresentaram suas propostas, demandas e dúvidas e o Secretário teve a oportunidade de responder a tudo o que lhe foi perguntado. Foi falado sobre as leis de sua autoria enquanto vereador referente ao reaproveitamento de madeira de poda de árvore, inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar, pacote da água, entre tantas outras. Alguns pontos abordados foram Plano Municipal da Mata Atlântica, Retomada do programa Córrego Limpo, Ocupações, Concessões de parques, FEMA, Educação Ambiental, Compostagem, Reciclagem de Lixo, entre outros.
Foram quase 3 horas de troca de informações e experiências. “O debate foi muito rico. Pude mostrar a situação difícil da Secretaria e as importantes conquistas nesse início de gestão. A sociedade civil apresentou demandas,  mas também soluções, e o melhor uma gestão “compartilhada”. Com troca de experiência e apoio mútuo, o que é indispensável. Com isso estamos alcançando o nosso objetivo que é fazer uma gestão participativa”, disse Gilberto Natalini.
 
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.