O alimento orgânico e a saúde humana

As doenças relacionadas com o estilo de vida têm aumentado, sendo considerado um grave problema para a sociedade atual. Enfermidades que se relacionam com a vida diária, e com a maneira de se alimentar, exercitar, descansar, além do stress causado pela agitação da modernidade, tem incidido diretamente na relação do indivíduo e das famílias com a alimentação.

organico-grande

A agricultura orgânica almeja o equilíbrio e desenvolvimento sustentável do meio ambiente: fauna, flora e ser humano onde todos possam interagir com respeito. A nutrição é o resultado da interação entre o alimento e o organismo. Isto é, o mesmo alimento pode produzir efeitos distintos em pessoas diferentes em virtude de sua condição e predisposição. A qualidade do alimento interage dinamicamente com a condição daquele que o consome, com isso a escolha de um alimento relaciona-se a constituição pessoal e as forças e fraquezas circunstanciais. Portanto necessita ser individualizada.
Com o objetivo de preservar por mais tempo os alimentos, modificar as propriedades, cores, sabor, e até a textura, tem-se utilizado agrotóxicos e substâncias químicas que fazem essas alterações no alimento para despertar maior interesse das indústrias e, em contrapartida, dos olhos do consumidor final.
O consumo de alimentos com agrotóxicos pode causar prejuízos a saúde, desde uma simples alergia momentânea até doenças crônicas, disfunções neurológicas, câncer, sobrecarga hepática, entre outras.
A verdade é que o ser humano não foi programado para receber esta carga de agrotóxico e tantas outras substâncias químicas sintéticas ao longo de sua vida, aliado a tantos outros fatores estressantes; este é um dos principais motivos desencadeantes de tantas doenças contemporâneas.
Tendo como ponto partida estas colocações, apresentei o Projeto de Lei nº 451 / 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino do Município de São Paulo. O projeto de lei foi subscrito por outros vereadores e, na forma de Substitutivo, está pronto para ser encaminhado para votação na Câmara Municipal de São Paulo.
É um passo importante na promoção da saúde do homem e do meio-ambiente.

Gilberto Natalini
Médico e Vereador em São Paulo

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *