Na noite desta 2ª feira (26/01), entidades de saúde reuniram-se na sede da Associação Paulista de Medicina- APM, para dar continuidade à Frente em defesa do SUS. Estiveram presentes o Vereador Gilberto Natalini, Deputado Arnaldo Faria de Sá, além de entidades como OAB, sindicatos como CUT, Nova Central, União dos Aposentados, representantes de partidos políticos, além de diversas entidades de saúde e representantes populares. O evento foi organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), CREMESP e Sindicato dos Médicos, com apoio do vereador Gilberto Natalini (PV).
O objetivo da Frente é retomar a luta da sociedade para aumentar o financiamento da saúde pública, iniciada com a Emenda Constitucional 29, de 2000, cuja regulamentação em janeiro de 2012 frustrou as expectativas de estabelecer o patamar de investimento de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde.
Logo após a regulamentação da EC 29, as entidades médicas e da sociedade civil formularam um projeto de lei de iniciativa popular, que percorreu o país e coletou mais de dois milhões de assinaturas, pedindo o investimento de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde.
O projeto foi protocolado na Câmara dos Deputados no fim de agosto de 2013 (PLP 321/2013), apensado ao PLP 123/2012 no início de setembro do mesmo ano, passou pelas Comissões de Seguridade Social e Família e Finanças e Tributação e desde junho de 2014 está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Da reunião tirou-se um documento, que será assinado por todas as entidades presentes e divulgado para a imprensa e para o público em geral. Também ficou definido que dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, será realizado um ato por mais verba para o SUS, na Praça da Sé.
“Nós queremos um SUS com financiamento adequado, gestão competente, com atendimento digno às pessoas e respeito aos profissionais de saúde”, disse o vereador Gilberto Natalini.
A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 23/02, às 16h, na sede da APM.