A convite do Governo de Israel e da Federação Israelita do Estado de São Paulo, o Vereador Gilberto Natalini acompanhou uma comitiva de vereadores paulistanos em uma viagem oficial à Israel, para o Seminário para Líderes Políticos Brasileiros. A viagem aconteceu entre os dias 15 e 20 de novembro. Foram conhecidas diversas experiências positivas do país e a comitiva de vereadores agora trabalhará na aplicação de algumas dessas boas experiências em São Paulo. Os gastos com a viagem foram custeados pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, em parceria com a AJC (Latino and Latin American Institute) e Project Interchange- Connecting leaders worldwide with Israel.
Relato das experiências:
16/11- Visita à Jerusalém
Visita à cidade Velha de Jerusalém
Sistema Democrático de Israel
Palestra do Prof. Reuven Hazan, chefe do Departamento de Ciências Políticas – Hebrew University of Jerusalem. Mergulho direto na difícil tarefa de compor ‘Gabinete Executivo’ em uma Democracia Parlamentarista com 5 diferentes arranjos partidários.
Impactos do Holocausto na formação da Sociedade Israelita
Palestra do Prof. Mario Sznajder e Leon Blum Clair – Departamento de Ciência Política/The Hebrew University of Jerusalem. Estado de Refúgio X Estado de Exílio. Memória histórica, reparação e ameaça existencial. Intenso diálogo da formação do Estado de Israel.
Diálogo direto com o ex Cônsul Geral de Israel no Brasil
Ilan Sztulman, esteve no Brasil nos últimos 3 anos como Cônsul Geral. De volta a Israel, prepara a recepção do Papa Francisco a Jerusalém.
17/11- Jerusalém e Sderot
Economia de Israel
Palestra do Dr. Esteban Klor- Professor Sênior do Departamento de Economia da Universidade de Jerusalém. Programa de Estabilidade de 1984 transformou a economia de Israel. A redução drástica do déficit, a contenção do gasto com defesa e o controle inflacionário equilibraram a economia abrindo espaço para desenvolvimento sustentável.
Processo de Paz – Estratégia do Estado de Israel
Meir Javedanfar é especialista em ‘Middle East’. Professor no Interdisciplinary Center Herzliya (IDC). Autor de ‘The Nuclear Sphinx of Tehran – Mahmoud Ahmadinejad and the State of Iran’. Nascido no Irã, Javedanfar é colunista da PBS Tehran Bureau, The Atlantic, Foreign Policy e BBC Persian. Regular colaborador da CNN, Bloomberg, BBC World, Al Jazeera English e France 24, realiza um profundo mergulho na entranha de relacionamentos do Oriente Médio.
Hatzalah – Socorristas Voluntários
Mais de 2 mil israelenses (60% religiosos, 30% não religiosos e 10% árabes) já passaram pelo treinamento de 1 ano do Hatzalah United. Com motos equipadas como ambulâncias, central eficiente de regulação e excelente distribuição de voluntários, em 2012, mais 42 mil pessoas foram socorridas pelo programa Todos atendimentos realizados em tempo inferior a 3 minutos. Com gastos anuais inferiores a US$ 6 milhões, abrangência nacional e eficiência reconhecida internacionalmente nossa intenção é ampliar o programa para a Região Metropolitana de São Paulo. Palestra de Daniel Katzenstein- Diretor de Relações Internacionais.
Visita a Sderot
Visita a Sderot, cidade mais próxima da Faixa de Gaza. Apenas um vale separa Gaza da cidade, aproximadamente 2 km. Em 2012 foram 28 mil mísseis dos quais 5 mil atingiram Sderot. Impressiona a mórbida sensação nas ruas!
Faixa de Gaza
Kobi Harush, coordenador de Segurança da Cidade de Sderot apresenta o Vale que separa Gaza da cidade. 870 metros dividem Monte Kobi da Faixa de Gaza. Ponto mais próximo de Sderot. O sistema de segurança de Israel consegue identificar o tipo de míssil, o local do disparo e a localização do futuro impacto. Entretanto o tempo que separa a informação das explosões não supera 15 segundos. A cidade é repleta de abrigos anti mísseis, todo ponto de ônibus é um bunker. A maior parte dos mísseis são fabricados em Gaza. Os importados vem do Irã e Russia, carregam mais de 10 kg de explosivos, destroem um raio médio de 300 m. Efeito devastador de quarteirão.
Transporte Público
Com quase 1 milhão de habitantes, Jerusalém tem boa oferta de transporte público coletivo. Impedidos de realizar grandes obras de infraestrutura subterrânea como metrô, a capital de Israel optou por VLT – Veículos Leves sobre Trilhos. Os modernos bondes são confortáveis, silenciosos e com matriz energética limpa. Com capacidade de transportar 250 usuários em cada composição, os ‘Trólebus de Jerusalém’ relacionam-se muito bem com o espaço urbano. Ainda insuficiente para atender toda a demanda, o sistema tem boa aceitação.
18/11- Norte de Israel/ Golan
Visita ao museu do Holocausto
Yad Vashem (“Autoridade de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto”) é o memorial oficial de Israel para lembrar as vítimas judaicas do Holocausto. Foi estabelecido em 1953 através da Lei Yad Vashem passada pela Knesset, o Parlamento de Israel. A origem do nome é um versículo bíblico: “E a eles darei a minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome (Yad Vashem) que não será arrancado.” (Isaías 56:5.)
Localizado no sopé do Monte Herzl, no Monte da Recordação (Har HaZikaron), em Jerusalém, Yad Vashem é um complexo de cerca de 18 hectares que contém o moderno Museu da História do Holocausto, vários memoriais, como o Memorial das Crianças e a Sala da Memória, o Museu de Arte do Holocausto, esculturas, lugares comemorativos ao ar livre, como o Vale das Comunidades, a sinagoga, arquivos, um instituto de pesquisa, biblioteca, uma editora e um centro educacional, a International School for Holocaust Studies (Escola Internacional para o Estudo do Holocausto).
Os Não-Judeus que salvaram Judeus durante o período do Holocausto, com risco das próprias vidas, são honrados pelo Yad Vashem como “Justos entre as Nações.”
A busca por 2 Estados Soberanos
Xavier Abu Eid, porta voz da OLP – Organização para Libertação da Palestina, palestra ao lado de João Marcelo, diplomata brasileiro na Palestina. Complexa reflexão sobre o processo de negociação. A busca por dois Estados Democrático e Soberanos é longa e dolorosa, agravada por estar em mesmo território de disputado seculares. Diante da recente renúncia da ‘equipe de negociação’ do Governo da Palestina, Abu Eid analisa, “O Estado de Israel é democrático para os judeus, não para os palestinos”.
Ramallah
Visitamos mais corretamente Rām Allāh, que significa “Monte de Deus”. Cidade palestina com cerca de 32 mil habitantes, situada no centro da Palestina (Cisjordânia), a aproximadamente 15 km ao norte de Jerusalém. Os árabes palestinos consideram como sua capitalal-Quds (“a Santa”, isto é Jerusalém). Contudo, devido a permanente situação de precariedade e de conflito com o Estado de Israel, conjugado com a substancial essência de um verdadeiro e próprio Estado Palestino, fizeram de Ramalá a capital virtual, ou tacitamente provisória, da administração palestiniana. Em Ramalá, de fato, encontram-se as sedes de vários ministérios, as representações diplomáticas estrangeiras. A sede da Autoridade Nacional Palestina é o principal prédio da capital.
Diálogo constante
Yigal Palmor, porta voz do Ministério das Relações Internacionais, relata em detalhes mais 65 anos do Estado de Israel. Os conflitos permanentes com árabes motivam discussões intensas pelo mundo inteiro. Fala também sobre o policiamento em Israel.
Serviços Públicos de Qualidade
Recém reeleito para um novo mandato de 5 anos, Nir Barkat, prefeito de Jerusalém, atribui sua vitória como candidato independente frente ao candidato apoiado por ampla frente política nacional a capacidade de implantar serviços públicos de qualidade. Limpeza e manutenção de Jerusalém foram determinantes para o sucesso administrativo e política. Uma intensa agenda cultural foi implantada para a juventude e a ampliação do sistema de transporte coletivo vem aliviando a rotina de constantes congestionamentos da cidade.
19/11- Região do Mar da Galileia e Nazaré
Água sem desperdício
Mekorot – Companhia Nacional Israelense de água, uma das mais avançadas empresas de gestão de água do mundo recebeu nossa delegação para uma manhã de debates. A Hidro Política no Oriente Médio é tema absolutamente relevante. O sistema de saneamento e reuso impressionam. Próximo de 95% do esgoto é recolhido 100% dele é tratado, dos quais 75% são reutilizados em especial na agricultura. Diego Berger D.Sc., responsável pelo planejamento de recursos naturais da Mekorot, apresentou detalhes dos 76 anos de trabalho.
Parlamento de Jerusalém tem muita força
Jerusalém é governada por um Conselho Municipal (semelhante a Câmara Municipal) composto por 31 membros eleitos cada quatro anos. Desde 1975, o presidente da câmara (prefeito) é eleito por sufrágio direto cumprindo um mandato de 5 anos e é assessorado por 6 deputados (secretários).
Órgão à parte de prefeito e deputados, os membros do conselho da cidade não recebem salários, trabalhando de forma voluntária. Não existe limite para a renovação de mandatos. A maioria dos encontros do Conselho de Jerusalém são privados, mas a cada mês, mantém uma sessão aberta ao público. A base do Município de Jerusalém e do gabinete do prefeito fica na Praça Safra.
Sinfonia da Paz
Polyphony é um surpreendente conservatório de música clássica em Nazareth – cidade árabe, região norte do Estado de Israel. Funciona em uma escola pública no período vespertino. Judeus e Árabes produzindo harmonia diariamente. Música ensinando Paz.
Alta tecnologia transformando Israel
Galil Software é uma empresa de TI líder de mercado. Com incentivos fiscais do Governo Central e impressionante apoio acadêmico, as empresas de Alta Tecnologia de Israel representam na Bolsa de Nova Iorque mais que a união de todas do mesmo setor da União Europeia. Alto valor intelectual em cada produto ou serviço colocado no mercado mundial. Exemplo definitivo a ser seguido.
Recepção na Embaixada Brasileira- Embaixador Henrique da Silveira Sardinha Pinto
20/11- Tel Aviv
Primavera Árabe ou Tempestade de Areia
Henrique Cymerman, correspondente no Oriente Médio da Globo News, La Vanguardia e Antena 3 Television, realiza profunda reflexão do nascimento da ‘República Islâmica’ – grupos não democrático por via de eleições livres ascende ao poder. No Egito 40% da população é analfabeta e vivem com menos de 2 dólares por dia. O radicalismo islâmico ocupa um espaço incontestável em um terreno de absoluta fragilidade social. ‘O limite da Democracia é sua auto destruição’ finaliza Cymerman.
Reciclagem
Visitamos a líder internacional no setor de reciclagem. Hiriya é um gigantesco complexo de tratamento, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos. Responsável pela gestão metropolitana, a estatal tem como presidente Doron Sapir, vice prefeito de Tel Aviv. Administrando 3 mil toneladas dia, a empresas tem estrutura enxuta e absolutamente profissional.