Reunião extraordinária do Conselho Universitário da Unifesp (CONSU)

O Vereador Gilberto Natalini (PV) participou nesta quarta feira (27/05) da reunião extraordinária do Conselho Universitário da Unifesp (CONSU) do qual continuará como membro representante da comunidade.

2011_05_27_unifesp4

Natalini é médico e formado pela Escola Paulista de Medicina. Desde que era estudante luta por melhorias na saúde. Em relação à Unifesp, ajudou na articulação com o então prefeito José Serra para a doação de um terreno no bairro de Santo Amaro. “O terreno foi doado e em 2011 inauguramos o Campus da Universidade naquela região”, disse Natalini.
Outro terreno doado, após muita luta do vereador Natalini, foi o da antiga metalúrgica Gazarra, em Itaquera, para a instalação do campus da Universidade Federal (Unifesp) na região da zona leste da cidade. Segundo Natalini, a primeira reunião foi realizada ainda na gestão anterior, com o então prefeito Kassab, por iniciativa dele e ajuda dos padres Ticão e Emerson, que tiveram um papel muito importante na mobilização da população local.
Após muitas reuniões e audiências públicas realizadas, sempre com a participação dos padres e da população, o prefeito da última gestão, Gilberto Kassab, assinou a desapropriação e doou o terreno à Universidade. A doação aconteceu em um grande evento da comunidade, organizado pela Igreja São Francisco de Assis e pelo padre Ticão, conhecido como “Festa das Nações”, no bairro de Emerlino Matarazzo, zona leste de São Paulo. Durante este evento, com a participação do vereador Natalini, o então prefeito Kassab assinou o documento de doação da área. “Lutamos muito pela instalação da UNIFESP na zona leste. A UNIFESP certamente vai levar excelentes cursos para a região e poderá formar bons profissionais”, disse Natalini.
Após a assinatura de desapropriação, o vereador continuou sua luta pela implantação do campus. Articulou com os demais parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo, a fim de que fosse aprovado o projeto de lei que autorizaria a construção do campus naquele local. O projeto foi votado pela Casa e aprovado. Foi sancionado pela atual gestão da prefeitura e trata-se da Lei 15.736 que autoriza a concessão administrativa de uso da área municipal situada na Avenida Jacu-Pêssego n° 2.630, Itaquera, à Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Segundo Natalini, a construção do campus está emperrada na atual gestão. “O prefeito Haddad precisa preparar o local e dar início as obras. A Secretaria Municipal da Educação também precisa liberar os recursos necessários”, disse o parlamentar. “Estou lutando há muito tempo e tenho certeza de que em breve mais um campus da Universidade será construído”, finalizou.
O CONSU tem como suas funções o planejamento, a direção, desenvolvimento institucional, administração, avaliação didático-pedagógica e científica e fiscalização econômico-financeira da UNIFESP.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.