Risco de incêndio em parques aumenta no inverno

A chegada do inverno e do tempo mais seco, faz com que os incêndios aumentem de forma preocupante, diferentemente do verão, onde o clima é mais úmido. Com a vegetação ressecada, o fogo se propaga com velocidade e, na maioria das vezes, em locais de difícil acesso, onde bombeiros, equipados com bombas d’água não conseguem muitas vezes chegar.

Os incêndios são ameaçadores, principalmente à parques e áreas de proteção ambiental. Das causas, está principalmente a ação humana, como descarte de bitucas de cigarro acesas, fogueiras mal apagadas, crimes ambientais e quedas de balões, além das razões próprias naturais.
Entre janeiro e junho deste ano, houve 4742 incêndios rurais que resultaram na destruição de 4676 hectares, segundo o sistema de informação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Este problema é bem constante e precisamos de ações para minimizar isso. Sou autor da Lei nº14.969, de 31 de julho de 2009 que discorre o Programa de Prevenção a Incêndios e de Proteção das Áreas de Proteção Ambiental – APAs e nos parques municipais, onde se dá a conscientização aos usuários destes lugares, moradores do entorno, população no geral e alunos da rede municipal sobre formas de prevenção aos focos de incêndio.
As áreas verdes merecem ser preservadas e é nosso dever trabalhar por isso. Nosso mandato sempre presente nessa luta!
Gilberto Natalini- Ambientalista e Vereador PV/SP

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *