Sobrinhos falam sobre tio que foi vereador cassado em 1951

O mecânico Jeferson Dedono Martins, de 48 anos, veio à Câmara Municipal na semana passada, a convite do vereador Gilberto Natalini (PV), para contar sobre a vida do seu tio Abílio Martins da Costa, vereador eleito pelo povo e cassado antes mesmo de assumir o mandato em 1951.
Jeferson e o primo, o professor Marcos Augusto Ferreira Marques, de 50 anos, visitaram o gabinete de Natalini e foram recebidos pelo assessor Décio Curci responsável por localizar os vereadores ou familiares.

jeferson

Ele também concedeu entrevista à TV Câmara, a exemplo de outros familiares de vereadores cassados.
Segundo Jeferson, a homenagem que vai restituir simbolicamente o mandato dos 42 vereadores cassados entre 1937 e 1969, entre eles o de Abílio, é um reconhecimento importante para a família. “É um resgate da memória. Nosso tio Abílio, que era um homem muito honesto, falava muito de política. Para ele, todas as pessoas (o povo) devem ter qualidade de vida”, disse.
Foi Marcos quem soube da procurar pelos vereadores cassados. “O tio Abílio era um segundo para a gente. Ele sempre conversava sobre política dentro de casa, mas evitava falar do assunto na rua”.
No dia 9 de dezembro, 42 vereadores que foram cassados por perseguição política entre os anos de 1937 e 1969 vão ter os mandatos restituídos simbolicamente, durante Sessão Solene que será presidida pelos únicos cassados ainda vivos, Moacir Longo, de 84 anos, e Armando Pastrelli, de 95. Ambos tiveram subtraídos os direitos políticos em 1964 e 1937, respectivamente.
O vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão Municipal da Verdade, sugeriu o projeto de resolução que restitui os mandatos. “É uma correção histórica. A Comissão da Verdade busca a Justiça, corrige os erros e cultiva a memória. A restituição simbólica dos mandatos é uma correção histórica aos vereadores que não puderam exercer seus mandatos por perseguição política”, afirmou Natalini.
Os mandatos dos vereadores Natalini (PV) e Orlando Silva (PCdoB) receberam a tarefa de localizar os 42 vereadores cassados entre 1937 e 1969.
A equipe do vereador Natalini foi responsável por buscar 27 vereadores cassados em 1937 e de 1961 a 1969. Décio Cursi localizou um vereador vivo, o senhor Moacir Longo, e os familiares de outros 21 parlamentares cassados.
A sessão solene de restituição dos mandatos de vereadores cassados entre os anos de 1937 e 1969 será no dia 09 de dezembro, às 19 horas, no Plenário 1° de Maio, 1° andar, Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100, centro. Compareça!

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.