Nesta 4ª feira (29), foi publicada no Diário Oficial da cidade de São Paulo a suspensão da licitação da Parceria Público Privada (PPP) para requalificação e construção de piscinões no município.
Desde a publicação do edital da Prefeitura para a construção dos novos piscinões, ainda em 2019, o vereador Gilberto Natalini (PV-SP) e a sociedade civil organizada vinham participando de uma ampla discussão contra esta licitação que ameaçava mais de 28 mil m² de infraestrutura verde em São Paulo.
O parlamentar esteve presente em diversas rodas de conversa nos locais ameaçados e coordenou o I Encontro Soluções Sustentáveis e Ações Afirmativas Socioambientais, organizado pela sociedade civil, que aconteceu em março de 2020, na Câmara Municipal de São Paulo e discutiu propostas para combater enchentes e alagamentos na cidade.
Por meio de ofício enviado em fevereiro de 2020 ao Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, o vereador Natalini questionou a construção de piscinões em áreas verdes e solicitou “a disponibilização de todos os estudos técnicos que apontem aquelas áreas como os locais mais adequados para receberem os piscinões”. No documento, o parlamentar também requereu a viabilização de uma “efetiva participação popular”, uma vez que a comunidade não estava sendo ouvida pela Prefeitura, pois muitos deles eram contra a construção destes reservatórios.
Enfim, agora podemos comemorar o esforço para proteger estes remanescentes de cobertura vegetal e a garantia da qualidade de vida daqueles que moram no entorno do local, com esta suspensão da PPP, emitida pela Prefeitura.
Saiba mais sobre esta luta: