Hospital Municipal da Vila Santa Catarina está com obras atrasadas

O antigo Hospital Santa Marina, desapropriado pela Prefeitura, está passando por reformas. Com a promessa de entrega para maio deste ano, foi adiada, e agora há nova previsão para entrega parcial em novembro. O vereador Gilberto Natalini (PV), que é médico e tem dedicado boa parte do seu mandato às causas da saúde pública, tem vistoriado diversos equipamentos de saúde e o Hospital da Vila Santa Catarina foi um desses que recebeu a visita surpresa de Natalini.

unnamed

Por meio de um convênio assinado entre a Prefeitura e o Hospital Israelita Albert Einstein, a unidade, localizada no bairro do Jabaquara, deverá oferecer 260 leitos de internação e contará com recursos do governo federal para o seu custeio.
Dos 260 leitos previstos, 170 serão para atendimento geral, 60 especializados e 30 de UTI, com capacidade de internação para 19 mil pacientes por ano. O setor de emergência, inaugurado no final de janeiro deste ano, na modalidade de Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), é administrada pela Autarquia Hospitalar Municipal. Entretanto a área de recursos humanos, fica a cargo de uma Organização Social (OS).
O Hospital Municipal da Vila Santa Catarina será um serviço de alta e média complexidade, com atendimento ambulatorial, internação e serviços de apoio de diagnóstico e terapêutico, voltado para a assistência geral, obstétrica, pediátrica, oncológica e transplante de órgãos. O setor de transplante de órgãos contará com 30 leitos de internação, e oferecerá atendimento de oncologia, com 30 leitos de internação e ambulatório de quimioterapia. O centro cirúrgico terá seis salas, sendo duas de grande porte para a realização prioritária de transplantes e um centro obstétrico com 3 salas cirúrgicas.
Por se tratar de uma região com carência de leitos hospitalares, o médico Gilberto Natalini vê como prioritária a entrega daquela unidade hospitalar à população daquela região que conta hoje com 0,7 leitos por mil habitantes, portanto, bem abaixo do padrão recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 2,5 leitos por mil habitantes.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *