Vereador Natalini participa de debate sobre resíduos sólidos na Abril

As revistas Exame e Veja da editora Abril promoveram em 09/12 às 15h uma mesa redonda para discutir o tema da logística reversa e da implementação da PNRS – Política Nacional de resíduos Sólidos com apresentações de 5 especialistas, entre os quais o Vereador Gilberto Natalini.

DebateRSAbril01

Natalini descorreu sobre aspectos legislativos e o esforço que realizou nos últimos anos para criar uma política municipal coerente com a PNRS e a PERS. Ele pretende convidar outros vereadores para retomar esta agenda em 2014. Ele também abordou a importância da educação ambiental neste contexto, para adesão da população à coleta seletiva e se ter as cooperativas mais eficientes e com visão empresarial para gerarem mais renda. Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente do Gabinete Natalini o acompanhou e opinou sobre a necessidade de desoneração fiscal e desburocratização ao longo da cadeia de logística reversa para favorecer os agentes que atuam no setor. Há absurdos como resinas plásticas recicladas pagarem mais IPI do que as virgens, criando pressão em tributos para o setor.
Os outros especialistas foram: Ney Maranhão, sec. nac. recursos hídricos e ambiente urbano do Min. Meio Ambiente, Eduardo Cotrin da Sec. Nac. de Saneamento Ambiental do Min. das Cidades, Bruno Covas, sec. est. de meio ambiente de SP e Hamilton Flandoli do inpEV, organização empresarial que montou a rede de 420 pontos de coleta de embalagens de agrotóxicos e 12 centros para destinação (10 fazem reciclagem em novas bombonas de agroquímicos e 2 incineram).

DebateRSAbril

O Brasil alcançou a liderança mundial e hoje 94% das embalagens têm destino correto. A Abril, representada por vários funcionários, como a Dir. Relações Institucionais Meire Fidelis e o Dir. de Núcleo Caco de Paula (inclui o Planeta Sustentável) manifestaram a vontade de engajar o grupo ainda mais na promoção de conteúdo sobre o tema, contribuindo para a mobilização da sociedade.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.