Vereador Natalini reúne-se com personalidades de destaque na COP 21

O Vereador Gilberto Natalini (PV), na qualidade de representante oficial da Câmara Municipal, realizou encontros com importantes participantes da 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção do Clima, em Paris, onde ficará de 07 a 11/12.

COP21

Assim ele se encontrou com Dom Peter, Cardeal Tuckson, Presidente do Conselho Vaticano de Justiça e Paz e chefe da delegação da Santa Sé junto à COP 21.  Estava presente D. Leonardo Steiner, OFM, secretário-geral da CNBB. Na conversa, o Vereador informou Sua Eminência de ter aprovado o título de cidadão paulistano para o Papa Francisco, como uma homenagem da Casa do Povo Paulistano, por seu notável papel como líder da Igreja e pela belíssima Encíclica “Laudato Si”, que com muita lucidez, aponta os caminhos a se trilhar nas questões ambientais e do aquecimento global. Ele também comentou que no sábado (5) teve a honra de contar com a presença de Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, celebrando a missa comemorativa dos 40 anos de voluntariado médico no Cangaíba, bairro da região Leste de São Paulo, trabalho ao qual Natalini, médico cirurgião, se dedica desde os tempos da ditadura militar, como fundador e inspirador do grupo de jovens idealistas.

51b09c8a-400b-41b2-aafc-b429c75d2449

Natalini também se encontrou com a Sra Hakima El Hiti, Ministra da Energia, Minas, Água e Meio Ambiente do Marrocos, país que sediará a COP 22, na cidade de Marrakesh, em 2016. O vereador expôs seu anseio e esperança de que a COP 21 seja capaz de fechar um acordo limitando o aumento da temperatura da atmosfera abaixo de 1,5ºC, valor mais seguro que os 2ºC considerados pelo mundo científico como o limite a partir do qual eventos climáticos extremos possam se tornar descontrolados. Assim ele espera que a COP 22 tenha o papel de regulamentar lacunas na implementação de um acordo que o mundo espera ansiosamente que se alcance em Paris e em 2016 já esteja ratificado pelos parlamentos de boa parte dos 190 países do planeta.

Marrocos

O parlamentar também esteve visitando estandes de organizações não governamentais e se deteve em especial no da Unica (União da Indústria da Cana de Açúcar), principal entidade do setor de etanol e bioeletricidade, onde conversou sobre o terrível quadro que tal indústria enfrenta, com 60 usinas fechadas e desemprego de 120 mil pessoas, como resultado de políticas desastrosas para a área de energia, adotadas pelo governo federal. Ele comentou sobre ações locais e demonstrativas que tem lançado, à exemplo do projeto de resolução (PR) de sua autoria na Câmara Municipal de São Paulo, propondo que toda frota flex do legislativo, seja abastecida compulsoriamente com etanol e o projeto de lei para que os órgãos municipais de fiscalização e controle (Ex: CET, GCM etc.) utilizem apenas motocicletas à etanol ou elétricas.

Unica

O Vereador esteve ainda no estande do BNDES, onde discutiu com a Divisão de Meio Ambiente, programas de financiamento para agenda ambiental e no estande do Conselho Europeu de Sustentabilidade, onde conheceu um promissor  material estrutural, confeccionado com um núcleo de lâminas de granito, revestido com fibra de carbono. Este material composto, com densidade semelhante ao alumínio, pode substituir o aço em vigas e perfis. Natalini ofereceu intermediar uma apresentação à área de engenharia de materiais da Poli/USP e outras faculdades de renome, tendo em vista a abundância de granito de boa qualidade no Brasil e o potencial para este novo material sustentável. A pesquisa prevê que se utilize algas como fonte do carbono para as fibras que seriam geradas em fornos solares.
O Vereador conversou ainda com Sonia Favaretto, Diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BMF&Bovespa, abordando questões do desenvolvimento sustentável no meio empresarial e o importante papel desempenhado pela iniciativa do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, parceria da Bolsa com a FGV-SP, que completou 10 anos há poucos dias.
Entre os contatos políticos, o vereador esteve com Christiano Áureo, Secretário Estadual de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, chefe da delegação daquele governo. Discutiram temas comuns entre os dois estados e surpreendentemente, descobriram ser primos, já que ambos são da família Tanos, radicada na região de Campos, norte-fluminense.

RJ

Natalini também participou da reunião com a delegação paulista, onde esteve presente a Secretária de Estado do Meio Ambiente de SP, Patrícia Iglecias, na Embaixada do Brasil, onde foram assinados importantes convênios com grandes empresas para baixa emissão de carbono.

Patricia

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.