Vídeo traz retrospectiva dos trabalhos da Comissão Municipal da Verdade

Um documentário de 30 minutos realizado pela TV Câmara exibe um resumo das sessões e audiências da Comissão Municipal da Verdade, realizadas em 2013 e 2014. O Vereador Gilberto Natalini presidiu os trabalhos, que serviram para apontar crimes da ditadura militar e ressaltar a importância da liberdade, da democracia e do Estado de Direito.

TelaComissaoVerdade

Um dos assuntos investigados foi a morte de Juscelino Kubitschek, ocorrida em 1976. A comissão concluiu que o ex-presidente da República foi vítima de um atentado político na Rodovia Presidente Dutra. Na época, o regime militar divulgou que JK havia perdido a vida num acidente de trânsito. A comissão também ouviu o coronel reformado Erimá Pinheiro Machado. Ele relatou que no dia do golpe, em 31 de março de 1964, o general Amaury Kruel, comandante do 2º Exército, foi subornado com US$ 1,2 milhão para aderir aos militares que derrubaram o presidente João Goulart.
O documentário retrata um período de nossa história que não queremos que se repita. Por isso a importância dos trabalhos da comissão, que reavivaram os duros tempos das décadas de 1960, 1970 e 1980. “A memória, a verdade e a Justiça são imprescindíveis para que a sociedade possa se desenvolver”, afirmou Natalini. “Cumprimos o nosso papel”.

Assista abaixo o documentário

About natalini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *