Vítimas do Holocausto foram homenageadas no Palácio dos Bandeirantes

A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e a Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), com o apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP), promoveram no dia 27 de janeiro no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a cerimônia do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, solenidade instituída pela ONU. Participaram do evento diversas autoridades da comunidade judaica e autoridades políticas. O Vereador Natalini, que é um amigo da comunidade e vem trabalhando o tema há anos, fez questão de prestigiar o evento.

Sobreviventes

A comunidade judaica homenageou a FEB – Força Expedicionária Brasileira, que desembarcou na Itália há 70 anos, para lutar na Segunda Guerra Mundial contra o nazifascismo. Entre os mais de 25 mil combatentes brasileiros, 25 eram judeus, segundo o livro “Os Soldados que Vieram de Longe”, de Israel Blajberg. Além deles, quatro judeus atuavam no Exército, na defesa do litoral brasileiro; quatro eram da Marinha; três, da FAB; e seis, da Marinha Mercante. O ator Juca de Oliveira, que interpretou um judeu, que sofreu com o nazismo na sua última novela, também foi merecidamente homenageado.

Avi

A data, criada em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca o dia (27 de janeiro) em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e “condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico”.

BorisnBer

“6 Milhões de judeus morreram nessa tragédia, essa história não pode ser esquecida. Os sobreviventes merecem o nosso respeito e o nosso reconhecimento por tudo o que passaram”, disse Gilberto Natalini.

HeroisEMartires

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *