[15/06/2007 15:47:46] Aniv. da Igreja do Rosario

Aniversario da Igreja do Rosario agita a Penha

A Penha esta em festa. Seguindo tradicao que perpassou seculos, o maior bairro paulistano pulsa em honra ao aniversario da Igreja Nossa Senhora do Rosario dos Homens Pretos, agora elevada a evento Oficial da Cidade de Sao Paulo gracas a projeto de lei do vereador Gilberto Natalini. Palestras, apresentacoes folcloricas e musicais, alem de missas ocuparao diversos espacos da Penha.

Neste domingo 17 a festa atingira seu apice. O dia todo sera dedicado as comemoracoes. Durante a manha uma Missa Solene Campal tratara do tema “Ta caindo fulo…” flores de amor para com todos sem distincao…vamos vencer a violencia”. Depois do almoco e das apresentacoes no Largo, a procissao dos fieis tomara as ruas da Penha. Para completar, os reis de 2008 serao coroados.

A Comunidade Nossa Sra. do Alivio fara uma missa no dia 24. E, na quarta 27, os moradores poderao participar de uma oficina de confeccao de bonecos ministrada pelo Grupo Mao na Luva e, a tarde, assistir ao Teatro de Bonecos. Para encerrar a festa, o mastro sera retirado sob o som do Terco cantado no dia 30 de junho.

Historia

As origens da Igreja remontam ao periodo do Brasil escravocrata. Proibidos de compartilhar os mesmos locais religiosos frequentados pelos brancos, os escravos por cinco anos amealharam recursos para construir a pequena capela confiada ao patrocinio de Nossa Senhora do Rosario. A igreja, erigida em taipas e voltada para a periferia, foi fundada em 16 de junho de 1802 e no curso do tempo viu em seus entornos a Penha crescer.

Em 2002, devido as comemoracoes do bicentenario da Igreja, as festas do Rosario, referencia na cidade no passado, foram retomadas. Diante do sucesso e repercussao da primeira celebracao, nos anos seguintes tornou-se tradicao fazer dos dias juninos um tempo expoente das manifestacoes culturais.

No ano passado, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini, os festejos da fundacao da Igreja de Nossa Senhora do Rosario da Penha de Franca entraram no Calendario Oficial de Eventos do Municipio de Sao Paulo.

About natalini