Psoríase

Psoríase ainda não tem cura. Preconceito tem!

No município de São Paulo, a psoríase é bastante conhecida e já ocorreram muitos avanços, através da Lei nº 15.987- PL nº 286/07 de autoria do Vereador Gilberto Natalini (PV). A Câmara Municipal de São Paulo, realiza há 15 anos, através de uma parceria entre os médicos Natalini e Cid Yazigi Sabbag, os Encontros de Psoríase e Vitiligo, que já contaram com a participação de mais de 17.000 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da saúde. 

Os encontros são sempre marcados com a presença de autoridades governamentais, especialistas na área de saúde, seguida de palestras gerais e em salas separadas acontecem os protocolos de especialização, como enfermagem, cabeleireiro e fisioterapia. Todos os palestrantes são renomados no assunto Psoríase e Vitiligo. Também é realizado o desfile de moda, onde os próprios pacientes desfilam, na intenção da inclusão.

A iniciativa

Criado pelo médico e vereador Gilberto Natalini e pelo dermatologista Cid Yazigi Sabbag, diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase, o Encontro tem como objetivos, levar informações atualizadas às pessoas que têm as doenças e aos profissionais de saúde, além de apresentar as últimas novidades sobre os tratamentos, exibidos nos congressos nacionais e internacionais.

A psoríase e o vitiligo

A psoríase acomete 2% da população mundial e deixou de ser considerada uma doença da pele e das articulações, sendo sistêmica, isto é, pode afetar vários órgãos. Essas novidades devem ser informadas as pessoas com psoríase e profissionais da saúde. Para tratar adequadamente a doença, o recomendado é a atuação de uma equipe multiprofissional com dermatologista, reumatologista, endocrinologista, cardiologista, médico da família, pediatra, enfermeiro, nutricionista, podólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo e odontólogo. A falta de conhecimento sobre a doença também é um obstáculo para o tratamento, gerando a necessidade de capacitação dos vários profissionais da área de saúde.

O vitiligo é uma doença de pele, que atinge 1% da população mundial e que se manifesta com manchas brancas, sem cor, contrastando com a pele normal e também nas áreas de maior atrito no corpo. Quanto mais escuro a pele normal, mais evidentes são as manchas brancas. O vitiligo não é uma doença contagiosa.

“São 15 anos de conquistas e ficamos orgulhosos em proporcionar o acesso a informações atualizadas as pessoas que têm a doença, seus familiares e aos profissionais da área de saúde. Nestes anos vimos muitos avanços no entendimento da psoríase que passou a ser vista, não mais como uma doença de pele, mas como uma doença sistêmica que envolve vários profissionais da área de saúde para seu controle.

“Ao longo destes quinze anos obtivemos muitas conquistas que resultaram em benefícios para as pessoas com psoríase. Temos que celebrar, pois além de criarmos a lei nº 15.987, que instituiu a rede de atenção às pessoas com Psoríase, tivemos outras ações das quais nos orgulhamos, pois é o nosso papel trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm psoríase e que sofrem com o preconceito e a discriminação, explica Gilberto Natalini, médico e vereador.

Resultados

Em 15 anos de Encontro muitos foram os resultados alcançados, que beneficiam as pessoas com psoríase, entre eles:
Aprovação da Lei nº 15.987, PL nº 286/07, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, que institui, no âmbito do Município de São Paulo, a rede de atenção às pessoas com psoríase.
A Secretaria Municipal de Saúde publicou um decreto instituindo o Programa de Psoríase na Cidade de São Paulo.
Criação do ambulatório de psoríase no PAM Maria Zélia – Belenzinho, com aquisição da máquina de fototerapia.
Criação do ambulatório de psoríase na UBS Maurice Pate – Penha, com a compra de uma máquina de fototerapia, com emenda do vereador Natalini.
Criação do ambulatório de psoríase na UBS Ibirapuera, com a compra de uma máquina de fototerapia, com emenda do Vereador Gilberto Natalini.
Produção de 300.000 cartilhas educativas sobre psoríase, produzidas pela Leo Pharma.
Criação de um Protocolo de Psoríase para profissionais da saúde da rede pública municipal, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Clique aqui e saiba mais sobre a doença

Clique aqui para ver a relação dos postos de atendimento à pacientes com Psoríase


Clique aqui para acessar a cartilha de Psoríase

                               

     1º Encontro Municipal sobre Psoríase        2º Encontro Municipal sobre Psoríase

                               

     3º Encontro Municipal sobre Psoríase        4º Encontro Municipal sobre Psoríase

                               

     5º Encontro Municipal sobre Psoríase        6º Encontro Municipal sobre Psoríase

                               

     7º Encontro Municipal sobre Psoríase        8º Encontro Municipal sobre Psoríase

                           

      9º Encontro Municipal sobre Psoríase        10º Encontro Municipal sobre Psoríase

logo_psoriase

11º Encontro Municipal sobre Psoríase