Metas do Novo Governo Municipal – Creches

É de se prever que os Planos e Metas de Governo Municipal sejam montados com seriedade. Assim, o governo do Prefeito Haddad ao fixar a meta de abrir 150.000 mil vagas em creches e considerando que cada creche abriga em média 150 crianças, ao longo dos próximos quatro anos deveremos ter 1.000 novas creches em São Paulo, 250 em cada ano de gestão ou ainda 20 creches novas por mês ou, finalmente, uma creche nova por dia.

Esse cálculo refere-se à possibilidade da Prefeitura resolver promover todas as creches por sua conta e ordem, para atingir seu planos.

No entanto, na divulgação do Plano, no item “OBRAS” o Prefeito anunciou desejo de construir apenas 243 creches que abrigarão (243 x 150 crianças) 36.450 crianças.

Para a meta de 150.000 vagas estabelecida, restam para atingir a meta 113.550 vagas com recursos de terceiros, as quais necessitarão de 757 novas creches, a serem captadas na rede particular, via convênio e ou parceria pública privada.

Convenhamos que não seja nada fácil buscar no mercado paulistano 757 creches para atender a meta faltante de 113.550 vagas. . Dizem-se novas creches porque se já tivessem existência certamente já teriam sido contratadas para prestar serviço à comunidade.

Evidentemente é preciso verificar se, nos próximos anos, haverá professores especializados para atender essa demanda, meta tão ou mais difícil quanto a missão de construir e ou contratar 1.000 unidades. Há forte indício de que a meta não será cumprida….