Comitê de Chuvas e Enchentes apresenta relatório com problemas a sanar e propostas

Nesta quinta-feira (19/12), o Comitê Extraordinário de Chuvas e Enchentes, presidido pelo vereador Gilberto Natalini (PV-SP), apresentou o relatório final com as conclusões do trabalho realizado em 2019. Instalado em março deste ano, o comitê analisou as iniciativas de combate a enchentes e ouviu especialistas, moradores e representantes de órgãos públicos para propor soluções.

O documento elaborado resume as diligências, visitas a bairros que sofrem com alagamentos, vistorias em obras de drenagem pela cidade e reuniões externas com o poder público. No relatório, é possível acessar a cobertura jornalística desses eventos, feita pela TV Câmara São Paulo e Portal da Câmara, assim como visualizar os registros fotográficos.

A relatoria identificou uma série de problemas que prejudicam a prevenção de enchentes na cidade, como falta de manutenção adequada de bocas-de-lobo, galerias, piscinões e córregos; carência de áreas verdes; ocupações indevidas em áreas próximas a rios e córregos; além de problemas na limpeza urbana, como coleta e destinação de lixo.

Para diminuir a ocorrência de enchentes e alagamentos, foram propostas linhas de atuação como ações de educação e comunicação. O relatório sugere a produção e divulgação de material informativo pelos meios de comunicação disponíveis na Câmara Municipal e Prefeitura de São Paulo. Para tanto, fez um balanço do material publicado nas redes sociais do Legislativo paulistano, durante o período de atividades do Comitê de Chuvas.

Mais de dois milhões de pessoas foram alcançadas pelas postagens realizadas na página oficial da Câmara no Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, mais de 320 mil paulistanos se engajaram com o conteúdo divulgado.

O relatório também indica ações de fiscalização do serviço de limpeza, medidas para combater o desmatamento ilegal e ocupações irregulares; ampliação de obras de zeladoria, drenagem, e vistoria; planejamento e financiamento para que o município inicie projetos antes do período de chuvas; e articulação entre Executivo, Legislativo e Judiciário, para alinhar as ações necessárias sobre o tema.

Na avaliação do vereador Gilberto Natalini (PV), o trabalho contribuiu para chamar a atenção para a necessidade de elaborar projetos de combate a enchentes com antecedência. E alertar para outros problemas que agravam as condições climáticas no município. Segundo Natalini, o relatório será enviado a autoridades municipais, estaduais e federais.

“A permanência do comitê é importante politicamente para manter as autoridades sempre em alerta e ampliar as políticas públicas que diminuem as cheias e enchentes na cidade”, argumentou Natalini. “Temos que continuar instigando essa discussão para que o povo sofra menos, já que a cidade não tem estrutura para aguentar o volume de água que cai”, disse o vereador.

Também integram o comitê os vereadores Soninha Francine (Cidadania), Adilson Amadeu (DEM), Alfredinho (PT), Atilio Francisco (REPUBLICANOS), Camilo Cristófaro (PSB), Claudinho de Souza (PSDB), Milton Ferreira (PODE), Edir Sales (PSD), Gilberto Nascimento Jr. (PSC) e Dalton Silvano (DEM).

Confira o relatório completo neste link.

Crédito foto: Luiz França / CMSP
Fonte: Site Câmara Municipal de São Paulo

About natalini