Câmara Municipal discutiu “Estimulação cognitiva como elemento de transformação”

Em mais um encontro temático para a Terceira Idade, promovido pelo vereador Gilberto Natalini (PV) e pela empresa APOIO, o público presente foi orientado sobre como exercitar o cérebro. O tema do evento desta terça-feira (19/06) foi a “Estimulação Cognitiva como Elemento de Transformação”.


Para Natalini, vereador responsável pelos encontros temáticos há cinco anos, estimular o idoso consiste em ativar, animar e encorajá-lo a alcançar a diminuição dos efeitos do envelhecimento.

“Tantas portas são abertas com esses encontros, que nos ajudam a preparar a cidade para receber bem os idosos, formar cuidadores nos cursos que são dados aqui, assim como a luta pela regulamentação da profissão de cuidadores”, comentou o vereador.
Durante a palestra da educadora, Luana Cordeiro foram mostradas as principais ferramentas utilizadas no aprimoramento de habilidades como concentração, raciocínio lógico, memória e criatividade. O método apresentado pelo grupo Supera foi a Ginástica Cerebral.
“Essas atividades estimulam as funções cognitivas superiores, criando estratégias compensatórias e otimizando capacidades como memória, raciocínio, linguagem, funções executivas, sem o uso de medicamentos. As práticas constantes de atividades cognitivas como leitura, escrita e jogos são consideradas fatores de proteção importantes para sanar prejuízos cognitivos”, explicou a educadora.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *