Curso Cuidador de Idosos capacita mais de 5000 pessoas

Com o avanço da tecnologia as pessoas estão vivendo mais, o número de idosos vem aumentando e os governos precisam pensar em políticas públicas para essas pessoas. Os riscos de acidentes domésticos podem ocorrer em diversos ambientes e situações, desde o contato com altas temperaturas na cozinha até o caminhar do quarto ao banheiro durante a noite. E preocupado com esse tipo de cuidados com os idosos é que, por inciativa do gabinete do vereador Gilberto Natalini (PV/SP) e da empresa APOIO, acontece mais um Curso sobre Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa, na Câmara Municipal de São Paulo, neste sábado (29/09).

Natalini é autor da lei que cria o programa de Cuidador de Idosos na cidade de São Paulo e da lei do Envelhecimento Ativo. 

“O objetivo do curso é questionar se a sociedade está, realmente, pronta para cuidar dos idosos. E para responder a essas e a outras perguntas, é que realizamos em parceria com a empresa APOIO, desde 2013, esse curso gratuitamente à população, especialmente, às pessoas que cuidam de um familiar idoso e buscam mais conhecimento sobre o assunto. Estamos trabalhando para oficializar a profissão do cuidador, projeto que está tramitando no Senado”, disse o vereador Gilberto Natalini. Mais de 5000 pessoas já foram capacitadas nos cursos.

Muitas pessoas tornaram-se cuidadores e assumiram tal encargo sem receber apoio e orientação para enfrentar as dificuldades que tal responsabilidade exige. É muito importante saber distinguir o que é próprio do envelhecimento e o que é doença. Em muitos casos as pessoas deixam de prestar a devida assistência à pessoa idosa, gerando condutas negligentes ou insatisfatórias.

O curso visa capacitar e vivenciar situações do dia a dia que possam ser de grande valia para futuras intervenções em pacientes. Divide-se em duas partes: o idoso e o cuidador. É fornecido um certificado e um manual com dicas importantes para quem cuida de idosos.

Inscrições no www.apoiosaudebemestar.com.br