Gabinete Natalini se faz presente na Conferência Livre de Meio Ambiente da USP

Foi realizado, no  dia 28/06, a Conferência Livre de Meio Ambiente – As Embalagens e a Prevenção de Resíduos da USP. O Vereador Gilberto Natalini participou da mesa de abertura e discorreu sobre as principais questões ambientais que afetam a dinâmica da vida na Capital e sobre os desafios rumo ao desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida.

Imagem3

O evento, organizado pela Profa. Dra. Patrícia Iglecias da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco), reuniu no auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, professores, alunos e sociedade civil para discutir a problemática dos resíduos sólidos e levantar contribuições para serem levadas à 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que acontecerá  em Brasília de 24 a 27 de outubro de 2013, e versará sobre o mesmo tema.

Imagem13

O evento não visava consolidar posições oficiais da universidade, mas abrir um espaço livre para acolher manifestações de convidados e dar a dinâmica estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) de votar propostas.

Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente do Vereador Natalini, proferiu palestra no painel sobre reciclagem e abordou as embalagens e seus impactos ambientais e formas de se avançar adotando-se o conceito 3Rs (redução, reutilização e reciclagem). Nesse mesmo painel, estavam ainda o Prof. Dr. Ricardo Abramovay da FEA/USP e Andréa Arantes do Procon-SP.

Imagem11

Dentre as proposições lançadas nos debates, a que se revelou com mais força e consenso foi o pleito de mais verbas do governo federal para a pesquisa científica, visando desenvolver ecodesign e tecnologias inovadoras na reciclagem, em especial de embalagens.