Vila Clementino trabalha para se tornar um bairro Amigo do Idoso

O projeto Bairro Amigo do Idoso surgiu a partir da idealização e da experiência do Dr. Alexandre Kalache, que inicialmente propôs o projeto Cidades Amigas do Idoso para o município de São Paulo, uma vez que, participou e presenciou a implantação do mesmo em diversas cidades do mundo. Admitiu-se que na cidade de São Paulo, dada a sua extensão e heterogeneidade, o projeto pudesse ser desenvolvido nos bairros, primeiramente, e progressivamente expandir-se para toda a cidade.

O objetivo geral do projeto é criar redes integradas de atenção à pessoa idosa de serviços de saúde, sociais, educação, lazer e cultura, além dos serviços de zeladoria como é o caso das calçadas acessíveis e permeáveis.

Entre 13% e 15% da população da Vila Clementino são idosos.

Na manhã desta 2ª feira (16), o vereador Gilberto Natalini (PV-SP) reuniu-se com Dr. Girão, Dr. Ramiro e Dr. Luiz Roberto Ramos da UNIFESP, além de representantes da Subprefeitura da Vila Mariana e da Coordenadora do Idoso, Sandra Gomes para retomada do projeto Bairro Amigo do Idoso da Vila Clementino.

Por iniciativa de Natalini, o projeto começou a ser implantado no bairro em 2011, teve avanços como melhoria nas calçadas, calçadas elevadas nos pontos de ônibus, reforma do entorno da Cinemateca Brasileira, com programação de filmes para idosos, implantação de academias ao ar livre nas praças e parques, além de um brilhante atendimento de saúde aos idosos do bairro. Infelizmente em 2013 o projeto parou e agora felizmente com o apoio de todos está sendo retomado.

No início de outubro será publicada uma portaria para criação de um Comitê Bairro Amigo do Idoso Vila Clementino, o vereador Natalini estará oficialmente representando a Câmara Municipal de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *