APS comemora 30 anos de existência
A Associação Popular de Saúde- APS, nasceu da dificuldade dos orgãos públicos de oferecer atendimento médico de qualidade às populações em situação de risco na periferia de São Paulo, mais precisamente no bairro do Cangaiba, em meados da década de 70.
A iniciativa partiu de jovens médicos como Dr. Gilberto Natalini, Dr. Henrique Sebastião Francé, Dr. Nacime Salomão Mansur, Dr. Walter Feldman, Dra. Sueli Lourenço, Dra. Regina, Dr. Daniel Klotzel, Dr. Julio Cesar, entre outros. Alguns deles atendem a comunidade até hoje, no ambulatório da Ingreja Bom Jesus do Cangaíba. Diversos profissionais da área de enfermagem; clínica geral; cirúrgica; entre outras, juntou-se ao projeto que mais tarde viria servir de base para o atual Programa de Saúde da Família, implantado em escala por todo Brasil.
Passados trinta e cinco anos de sua fundação, o atendimento médico voluntário, bem como a Associação Popular de Saúde, vêm crescendo a cada dia e dando exemplo de como o voluntariado pode influenciar definitivamente a vida de milhares de cidadãos. Além dos mais de 20 mil pacientes atendidos nesse período no ambulatório médico, os novos programas que são executados em parceria com o poder público e com a iniciativa privada, garantem acesso à educação, treinamentos profissionais, inclusão social e digital, acesso a trabalhos de fomento à cultura e a participação social, para milhares de pessoas na região da Zona Leste de São Paulo.
Nesse último sábado, 30 de maio, foi comemorado os 30 anos da entidade. Estiveram presentes alguns desses médicos, familiares, além de muitas pessoas da comunidade. Foi uma festa muito alegre e emocionante.
Natalini tem nesse atendimento uma de suas razões de viver. Faz questão de estar presente todos os sábados, atendendo aos doentes da região. Costuma clinicar mais de 20 doentes por dia. "Esse é um dos melhores momentos da minha semana", comentou Natalini.