Caminhada em atenção à hipertensão mobiliza mais de 3000 pessoas
O Vereador Natalini apoiou a iniciativa das Sociedades Brasileira de Cardiologia, Hipertensão e Nefrologia e ajudou na organização da caminhada em atenção à hipertensão. Além de ter intercedido junto à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e à Federação Paulista de Futebol para abrir uma faixa com o tema da campanha, que é "Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida" na final do Campeonato Paulista de Futebol.
Caracterizada pela elevação da pressão do sangue nas artérias, a doença atinge 600 milhões de pessoas no mundo inteiro. Uma pessoa é considerada hipertensa quando possui pressão arterial igual ou maior que 14 por 9 com certa freqüência. A doença ocorre devido à contração dos vasos sanguíneos arteriais, por onde o sangue circula. Em alguns pacientes as causas da hipertensão permanecem desconhecidas e somente em 5% dos casos é possível a identificação definitiva do agente causador: alterações ou obstruções das artérias renais. O problema se manifesta geralmente a partir dos 30 anos e atinge tanto homens quanto mulheres.
Dados sobre mortalidade do Ministério da Saúde (2004) registram 265 mil mortes por doenças do aparelho circulatório, o que representa 30% das causas de morte dos brasileiros. Metade delas está relacionada à hipertensão não-controlada. Relatório anual da OMS (World Health Report 2003) aponta a hipertensão como o terceiro principal fator de risco associado à mortalidade mundial: perde apenas para sexo inseguro e desnutrição. A hipertensão está presente em 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes no Brasil: são 3,5 milhões de crianças e adolescentes que precisam de tratamento. Diversos estudos levantaram a prevalência da hipertensão juvenil.
A caminhada contou com a participação de mais de 3000 pessoas, com grupos principalmente da terceira idade e isso só foi possível graças a parceria com as Secretarias Municipal de Saúde, Participação e Parceria, através da Coordenadoria do idoso e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.
A caminhada aconteceu em ritmo de muita alegria, com banda de idosos e trio elétrico sob a Coordenação do Agita São Paulo.
Segundo Natalini, "essa é um causa muito nobre, e é por isso que decidimos apoiar, além disso demos entrada no projeto de lei 0241/2009, que cria as ligas de hipertensão na cidade de São Paulo. O tratamento da pressão alta deve ser feito através da atenção básica, nos postos de saúde próximos à população."