[27/05/2009 17:05:37] 8

8ª Conferência P + L recebe 2600 pessoas

 

Com o sucesso de público e de crítica em sua oitava edição, a Conferência Municipal de Produção Mais Limpa (P + L) definitivamente se consolida na agenda de São Paulo como palco da discussão e do planejamento de iniciativas pioneiras. A P + L consagra-se, hoje, como um evento difusor da nova mentalidade ecológica que começa a se espalhar pela população.

Na terça-feira 26 de maio, cerca de 2600 pessoas estiveram presentes no Memorial da América Latina para debater a “Saúde, ambiente e os impactos das mudanças climáticas”. Idealizador e organizador da P + L, o vereador Gilberto Natalini conduziu a abertura, ao lado do prefeito Gilberto Kassab, secretários municipais e outras autoridades.

A palestra magna foi proferida pelo professor-doutor Arlindo Philippi Júnior, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, com o tema saúde ambiental. O secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente), Karen Suassuna, da Organização não-governamental WWF, e Walter Lazzarini, representando o Conselho de Meio Ambiente da Fiesp, complementaram a mesa de discussões.

Também debateram Paulo Massato, representando a presidência da Sabesp, Hamilton dos Santos, diretor de Desenvolvimento do Instituto Abril, André Graziano, Coordenador de Áreas Verdes da prefeitura, a professora da Unesp e geógrafa Mônica Kopfer Freitas, Edsom Ortega, que falou sobre o programa Defesa das Águas, que prevê a proteção e manutenção dos mananciais das represas Billings e Guarapiranga.

Por fim, o vereador Natalini retornou para fazer o encerramento da P + L, apresentando a Carta Compromisso (leia aqui). Para completar, os participantes puderam, ainda, conferir os stands na área de exposições, durante os intervalos.

A P+L deste ano teve a participação de 120 parceiros. Dessa maneira, a P + L completou oito edições de debate pioneiro e inovador no município de São Paulo, no sentido de atenuar ou reverter os danos ao meio ambiente.

“Esse é um debate que deve se expandir de forma a inserir todos os setores da sociedade – desde as autoridades públicas e especialistas até os empresários, comerciantes, universitários e donas-de-casa, todos partindo da premissa de que o primeiro passo para soluções importantes é sempre o diálogo”, comemorou o vereador Gilberto Natalini, satisfeito com o sucesso do evento.

O debate deve mesmo ser geral porque, primeiramente, as consequências dos impactos ambientais afetam a população como um todo. Na Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, a poluição provocada pelos veículos é a causa indireta de quase 20 mortes por dia, de acordo com pesquisa da USP.

Ao mesmo tempo, o continente sulamericano corre o risco de ganhar mais 16 dias de chuvas consideradas extremas, até o fim do século, em decorrência do aumento de temperatura. Mais chuvas significam mais enchentes e, consequentemente, maior incidência de doenças como dengue, malária e leptospirose.

Frente a esses dados, a P + L cumpre com seu dever de fomentar a discussão e, mais que isso, servir de base para o desenvolvimento de projetos interessantes como o Água de Reuso e o Programa de Incentivo ao Uso do Tijolo Ecológico. Em breve, a oitava edição da Conferência de Produção Mais Limpa começará a repercutir no município, em forma de políticas eficientes e conscientes.

“Desde já, começamos a preparar o terreno para o próximo ano”, anuncia Natalini.

Clique aqui e veja as palestras da 8ª Conferência

 

About natalini