34,8 milhoes de pessoas vivem sem rede coletora de esgoto no Brasil!

O IBGE acabou de divulgar o resultado da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, com dados coletados em prefeituras, associações comunitárias e órgãos públicos e privados responsáveis por serviços de saneamento de todos os municípios brasileiros. O levantamento mostra que mais da metade dos domicílios brasileiros – 56% – não tem acesso à rede de esgoto. As regiões Norte e Nordeste são as mais deficientes nesse quesito.

 

Somente 28% dos municípios trata o esgoto coletado. E diante da desigualdade existente em nosso país, o saneamento é distribuído de maneira desigual: dos 34,8 milhões de brasileiros que vivem em municípios sem rede coletora, 15,3 milhões são nordestinos.

 

As consequências da falta de saneamento podem ser mensuradas através de um cálculo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em que cada R$ 1 gasto em saneamento gera uma economia de R$ 4 em despesas com saúde. Portanto, fica reconhecida aqui a relevância do saneamento básico em termos de qualidade de vida, "pois sua ausência acarreta poluição dos recursos hídricos, trazendo prejuízo à saúde da população, principalmente o aumento da mortalidade infantil".

 

Fonte: O Estado de São Paulo

 

 

 

 

 

 

About natalini