Dia Mundial da Atividade Física: Mexa-se, o importante é não ficar parado

Dia 6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física. Sabe-se que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisso e com base no programa Agita Mundo (realizado desde 1997, na época somente em São Paulo), a Organização Mundial de Saúde instituiu esta data para a prevenção do sedentarismo, com incentivos à prática de atividades físicas.


O programa Agita Mundo atesta por meio de estudos científicos que a prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.

O médico e vereador Gilberto Natalini (PV-SP) é autor da Lei que cria o Programa Agita Sampa na cidade de São Paulo e é um dos responsáveis pela instalação das academias ao ar livre nas praças e parques da cidade de São Paulo.

O programa incentiva que algumas atividades do dia-a-dia sejam feitas com mais freqüência como: subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim,  dentre outras. Em tempo de coronavírus, mesmo em isolamento, não podemos ficar parados, na internet você encontra diversos exercícios para fazer em casa, além de lavar louça, passar roupa,  entre tantas outras tarefas diárias.

“Envelhecer todos iremos, mas que seja com qualidade de vida. Pratique atividade física, mesmo que seja em casa. O importante é não ficar parado”, enfatizou Natalini.

About natalini