A Tragédia do Terremoto na Turquia e Síria

Assistimos horrorizados, o evento trágico do terremoto na Turquia e Síria. Assim, as imagens falam por si sobre os estragos materiais e o drama humanitário que esse tremor de 7,8 graus de intensidade causou.

Já são contados mais de 11 mil mortos, muitos milhares de desaparecidos, um número enorme de desabrigados, quase 20 mil imóveis derrubados e todas as nefastas consequências econômicas, sociais e humanas de uma catástrofe como essa.

A Turquia e a Síria são países e povos milenares, que já viveram sofrimentos históricos como guerras, invasões, terrorismo e outros apuros. Também já viveram outras catástrofes naturais, inclusive terremotos intensos, em um passado não muito distante. Como essa região também tem grande importância histórica no mundo, para o bem ou para o mal, essa catástrofe reveste-se de um significado todo especial.

Os governos locais e a população após o impacto da violência do tremor, passaram a lutar para salvar sobreviventes e buscar os mortos e desaparecidos, além de contabilizar os imensos  prejuízos materiais.

A Turquia e a Síria sozinhas não conseguem minimizar os estragos, necessitando de toda ajuda internacional possível. Isso já começou, mas é preciso intensificar muito.

Externamos, aqui, nossa solidariedade aos povos atingidos e a solidariedade do povo brasileiro, e apelamos ao nosso governo que possa providenciar doações de acordo com as necessidades e as nossas possibilidades.

Vários países do Mundo também se mobilizaram para ajudar. Até a Ucrânia, invadida numa guerra cruel, mandou equipes de resgate. A Armênia, que sofreu um genocídio por parte do governo turco no início do século XX, também está ajudando por vias indiretas.

Um terremoto é um evento natural da movimentação do cerne do planeta que independe da vontade humana. Mas, ao lado disso, vivemos hoje outros fenômenos graves, que têm origem antropo cênica por serem produzidos pela ação do ser humano sobre o planeta.

Nos últimos 150 anos, o advento do motor à combustão, movidos pela queima de combustíveis fósseis (petróleo e gás), tem produzido o efeito estufa, com o consequente aquecimento do planeta.

Este aquecimento que avança com rapidez, tem provocado mudanças climáticas, acarretando estiagens e chuvas extremas, diminuição das geleiras e alterações nocivas na biodiversidade dos biomas e dos mares. A ameaça à sobrevivência dos seres vivos, entre eles os humanos, é real e já mostra suas consequências.

Portanto, hoje, diante da destruição do terremoto na Turquia e Síria, deixamos aqui a mensagem para que cada um e todos nós, possamos repensar nossas relações e intervenções no Planeta, para prevenir, remediar, recuperar e respeitar os recursos naturais e o meio ambiente que vivemos.

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista

About natalini