APS Santa Marcelina completa 20 anos de atendimento na área da saúde na zona leste

O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) participou na manhã desta 6ª feira (6/05) da Cerimônia em comemoração aos 20 anos da APS (Atenção Primária à Saúde) Santa Marcelina. Natalini que é médico, iniciou sua carreira no postinho do Santa Marcelina, em 1978. Tem dedicado boa parte do seu mandato às causas da saúde, sempre apoiando a instituição.

51ce0b34-e356-4e18-b607-ba8fbd4bc11e

“Fiquei emocionado em ser homenageado nessa cerimônia juntamente com meus colegas Eduardo Jorge, Dr. Francé e Dr. Guedes. Começamos a história do PSF  e é muito bom ver esse trabalho frutificar”, disse Natalini.

300d28ff-e646-48b4-ae4d-f9333fda2e24

Abril é um mês muito especial para APS Santa Marcelina, pois, celebra a conquista de “estar junto” às famílias da zona leste por meio das equipes de saúde da família, implantadas inicialmente em 1996 com o Projeto Qualidade Integral em Saúde (QUALIS) / PSF. A presença das equipes ao longo dos anos foi marcada pelas diversas ações de saúde promovidas dentro da comunidade, além das mobilizações sociais que aconteceram nos bairros, um compromisso que ao longo dos anos contribuiu para ampliação de mais equipes e modalidades com importantes parceiros.

7dc65390-4a97-4117-a7a6-4587a301fe58

 
Atualmente, a APS Santa Marcelina administra 93 Unidades de Saúde (UBSs) com ESF, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Especialidades Odontológicas, Núcleos Integrados de Reabilitação, UBSs Tradicionais, Unidades de Apoio, Residência Terapêutica, APD, PAI, CER, Pronto – Atendimentos e Pronto-Socorro.
Ao fim de 2015, o número de famílias cadastradas era superior a 200 mil, o que significa que quase 1 milhão de pessoas são assistidas pelas equipes ESF, entre elas gestantes, diabéticos, hipertensos e crianças menores de 1 ano.
Com o passar dos anos, o crescimento do ESF e, consequentemente, da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina atingiu proporções grandiosas. O número de colaboradores hoje ultrapassa a marca de 7 mil, que antes restrito às Unidades Básicas de Saúde, agora contemplam outros setores estruturais.
Esses são apenas alguns resultados que demonstram as quão exitosas são as experiências da Atenção Básica na zona leste e o quanto elas ainda podem crescer e melhorar.
A APS Santa Marcelina, busca, no futuro, aperfeiçoar essa parceria e realizar ações voltadas à cidadania, à religião e ao voluntariado, por intermédio do Carisma Marcelino.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *