Biblioteca Prestes Maia sera totalmente reformada

O Vereador Gilberto Natalini participou nesta quinta feira (2/12) do lançamento da reforma da Biblioteca Prestes Maia. A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, vai investir R$ 6 milhões nessa reforma. A biblioteca Prestes Maia foi inaugurada no dia 4 de abril de 1965 pela esposa do prefeito, Sra. Maria Prestes Maia, sob o nome de Presidente Kennedy.

 

 

 

O prédio de sete andares, com 7 mil metros quadrados de área construída, tem porte semelhante ao da Biblioteca Mário de Andrade. A concepção da biblioteca como centro de cultura obedeceu a padrões internacionais, dispondo de saguão e auditório e de grandes espaços para as mais diversas manifestações culturais. Numa portaria de 1965, o prefeito Prestes Maia decidiu que as dependências e espaços seriam ocupados especificamente para iniciativas de caráter cultural, sem cunho político, delegando à chefia da biblioteca autonomia na distribuição dos espaços e atividades.

 

Nesses anos todos, o primeiro andar tem servido para abrigar a Coleção Prestes Maia, constituídas por um rico acervo de 12 mil livros em diversas línguas e de assuntos variados, entre eles, arquitetura, urbanismo, estética, história e literatura, além de revistas especializadas, folhetos, relatórios, plantas, medalhas, obras de arte e objetos pessoais. Essa coleção foi agregada definitivamente ao acervo da biblioteca em março de 2003. Em 2007, a biblioteca recebeu em doação da Companhia Paulista de Obras e Serviços do Estado de São Paulo, os móveis que pertenceram ao gabinete do prefeito Prestes Maia.

 

A Biblioteca Presidente Kennedy teve seu nome alterado para Prefeito Prestes Maia em outubro de 2005 pelo decreto 46.434 de criação do Sistema Municipal de Bibliotecas.

 

Informações retiradas do site www.prefeitura.sp.gov.br

 

About natalini