Catedral de Santo Amaro passa por reformas

A herança cultural de Santo Amaro é famosa nacionalmente, desde a época em que o bairro era um município separado de São Paulo. A região, berço de poetas e artistas plásticos, tem em seu patrimônio a importante Catedral de Santo Amaro, localizada no Largo Treze. A falta de conservação causou, em 2007, a queda de parte do forro do teto. A restauração do prédio, um processo caro e demorado, está em plena atividade, numa iniciativa que tem apoio de setores empresariais e sociedade civil organizada do bairro, com total apoio do deputado estadual Barros Munhoz, do vereador Gilberto Natalini e do bispo Dom Fernando Figueiredo, entre muitos outros.

 

Natalini, padre Rogério e o deputado Barros Munhoz: esforço concentrado pela restauração da Catedral

 

O prédio é tombado pelo COMPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). Faz parte de um conjunto de bens tombados dentro do Eixo Histórico de Santo Amaro e tem preservação integral, ou seja, qualquer alteração na estrutura para obras e reformas precisa ser comunicada.

A primeira etapa da reforma custou R$ 300 mil, arrecadados com pessoas da região através da Associação dos Amigos da Catedral, presidida pelo bispo dom Fernando Antonio Figueiredo, com inestimável participação do Padre Rogério. Também fazem parte, no Conselho Consultivo, o vereador Gilberto Natalini e o deputado Barros Munhoz (ex-subprefeito de Santo Amaro).

A reforma completa está estimada em R$ 2 milhões. A Associação está enquadrando a obra na Lei Federal de Incentivo à Cultura (ou Lei Rouanet), através da qual o contribuinte pode ter deduzido de seu Imposto de Renda até 100% do valor investido em projeto ligado à cultura.

 “É importante para Santo Amaro cuidar bem de seu patrimônio cultural, responsável pelo desenvolvimento e forte identidade cultural da região”, comenta o deputado Barros Munhoz. “Com o apoio de lideranças locais e o engajamento da sociedade, o sentimento de amor e acolhimento que o bairro oferece pode durar por muitos anos”, complementa o vereador Natalini.

About natalini