Comissao debate reabertura do hospital Sorocabana, na Lapa

Uma reunião realizada no dia 15 de setembro, quinta-feira, definiu um plano de ação para resgatar o Hospital Sorocabana, principal centro de atendimento do SUS na zona Oeste de São Paulo. O vereador Gilberto Natalini e o subprefeito da Lapa, Carlos Eduardo, reuniram-se com líderes locais, empresários e representantes da Associação Comercial da Lapa, da Ciesp e da OAB, entre outras instituições, para organizar a mobilização em prol da retomada dos serviços do hospital, fechado há mais de um ano.

 

 

O momento é favorável ao movimento, pois o Governo Estadual entrou com um pedido de retomada do imóvel, cedido à Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana há mais de 50 anos. O pedido está tramitando na Justiça. Após a retomada, o hospital pode ser transferido para a Prefeitura de São Paulo, que se responsabilizaria por sua administração, transformando-o em um hospital público municipal.

 

O primeiro plano definido na reunião é a criação de um Fórum Permanente de Mobilização, responsável pela articulação entre os representantes da região e o poder público. Esse fórum será responsável, em um primeiro momento, por solicitar a aprovação do pedido do Governo o mais rápido possível. “A Justiça precisa ser muito eficiente, pois enquanto o pedido não for aprovado o hospital não funcionará”, afirmou o vereador Natalini.

 

Outra intenção adiantada pelos membros do fórum é a organização de uma manifestação pública. “Precisamos chamar os moradores da Lapa e de toda zona Oeste a participar desta luta, pois a situação é inaceitável e eles são os grandes prejudicados nessa história”, disse Dimitri Josif Gheorghiu, da Associação Comercial, Distriral Lapa.

About natalini