Curso para capacitar idosos ensina jogos lúdicos para estimular memória

Atividades para estimular a memória dos idosos foram discutidas nesta quinta-feira (22/9) com participantes do curso de Boas Práticas para Atenção à Pessoa Idosa realizado na Câmara Municipal de São Paulo. Em uma iniciativa do vereador Natalini (PV) e da empresa APOIO, os cuidadores conheceram diferentes jogos lúdicos.

14462882_199432597135963_847664670234800348_n

Proprietário da empresa Mundo Lúdico, Marcelo Nunes desenvolve jogos educativos específicos para pessoas na terceira idade. “Os produtos disponíveis no mercado são infantis e não suprem as necessidades dos idosos. Por exemplo, o quebra cabeça não pode ser de encaixe, mas sim quadrados. A nossa ideia é fazer jogos para que esses cidadãos possam ter uma melhor qualidade de vida e estimular a memória deles. É importante que os que estão ao redor dos idosos não subestimem a mente deles”, explicou.
O cuidador Américo dos Santos Júnior achou interessante a proposta. “O desafio é diário com os idosos e precisamos aprender sempre quais ações podem nos ajudar a aprimorar os cuidados com eles. Eu não conhecia esses jogos e com certeza vou usá-los daqui para frente”, disse.
A pedagoga Rose Costa Mendes decidiu tornar-se cuidadora de idosos e, por isso, sempre procura fazer cursos para aprender. “Achei muito importantes esses jogos porque eles ajudarão a aumentar a autoestima dos idosos e fazer com que eles tenham uma reinserção no ambiente familiar e social”, contou.
O mercado profissional é o principal objetivo dos participantes do curso. O Brasil, atualmente, tem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 65 anos. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2060 a população nessa faixa etária deve quadruplicar
A psicóloga e proprietária da empresa Apoio – especializada em capacitação, Márcia Chorro dos Santos, acha que jogos e mais atividades para idosos são importantes. “A ideia de trazer uma aula com mais ações para melhorar a memória dos idosos surgiu a partir de sugestões dos próprios alunos”, disse.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *