Dalai Lama e homenageado na sede da UMAPAZ

A Universidade Aberta do Meio Ambiente Cultura de PAZ (UMAPAZ), em parceria com a Associação Palas Athena, realizou um evento em homenagem a sua santidade Dalai Lama. Compuseram a mesa de homenagem o Padre José Bizon da Casa da Reconciliação, o Prof. Dr. Arthur Shaker do Centro Buddhista Casa de Dharma, Lama Rinchen Khyenrab do Mosteiro Sakya Tsarpa, a Monja Coen do Zendo Brasil, além de Lia Dinskin, Presidente da Associação Palas Athena. O Secretário Eduardo Jorge também participou do encontro. A homenagem faz parte das preparações para a chegada de Dalai Lama ao Brasil. O Vereador Natalini, autor do PL sobre Cultura de Paz, não pôde estar presente, mas foi representado por sua assessora parlamentar Luciana Feldman.

 

 

 

Tenzin Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet. Seu nome era Lhamo Dhondup até o momento em que, com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso. Os Dalai Lamas são tidos como manifestações de Avalokiteshvara ou Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão e patrono do Tibet. Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.

 

Em setembro de 1987, Sua Santidade propôs o Plano de Paz de Cinco Pontos para o Tibet, como um primeiro passo na direção de uma solução pacífica para a situação que rapidamente se deteriorava no país. Em sua visão, o Tibet se tornaria um santuário, uma zona de paz no coração da Ásia, em que todos os seres sencientes poderiam viver em harmonia, com o delicado equilíbrio ambiental preservado. A China, até o momento, não respondeu positivamente às várias propostas de paz criadas por Sua Santidade.

 

Em 1989 recebeu o prêmio Nobel da Paz, pois conduz com propostas construtivas e visionárias para a solução de conflitos internacionais, questões de direitos humanos e problemas ambientais globais. A homenageada terá seu retrato incluído no Mural de entrada da UMAPAZ, ao lado de outras personalidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento sustentável, a promoção da diversidade pacífica e o reconhecimento das diferenças, modos de vida, crenças, valores, comportamentos, na construção da cultura de paz, como Martin Luther King, Irmãos Villas-Bôas, Mahatma, Gandhi entre outros.

 

Serviço:

Homenagem a Sua Santidade Dalai Lama

Dia e Horário: 12 de agosto, às 15h

Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268, Portão 7-A – Parque Ibirapuera
 

About natalini