Destruição e degradação de 40% da Amazônia são causas de estiagem no Centro Sul

Um alerta do Prof. Antonio Nobre,  biogeoquímico do INPE, aponta que com 20% da Amazônia devastada (área da França e Alemanha somadas) e com mais 20% bem degradados, pode se ter atingido um limiar que afeta o fluxo de umidade de lá para o Centro Sul, onde faz chover. Este fato científico é conhecido como “rios voadores”, tamanha é a vazão de água que cruza a atmosfera.

queimada_amazonia2

A matéria na Folha de São Paulo de 31/10, traz um resumo e o mais incrível é que estudos anteriores estimavam 40% justamente como o turning point para este fenômeno. Amazônia já está entrando em pane, afirma cientista.
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/10/1541080-amazonia-ja-esta-entrando-em-pane-afirma-cientista.shtml
Após anos de queda de desmatamento, desde o 2º governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e nos dois governos do Presidente Lula, se tem agora um aumento enorme, que em 2013 atingiu 30%. Os números dos últimos meses que não foram publicados como previsto apontam piora ainda maior.
Nos preocupa muito fecharmos outubro só com 25,2 mm de precipitação na Região Metropolitana de São Paulo, contra uma média histórica de 123,6 mm. Precisamos todos poupar água e dizer não ao desperdício!
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *