O Vereador Gilberto Natalini, visitou na manhã desta quinta-feira (17/09), o Coordenador Geral do Centro Acadêmico Pereira Barreto, Bruno Funchal.
Natalini, é autor do projeto de lei de nº 378/2008, que institui o Programa Municipal de Resgate da Viticultura Paulistana. Além de buscar a difusão da importância cultural, social e histórica do vinho dentro do contexto municipal, o projeto também incentiva a produção de uvas em áreas públicas da cidade, como praças, jardins e parques. O projeto de Natalini convoca o apoio e a participação de organizações não-governamentais, de entidades e empresas privadas e dos cidadãos. Apresenta ainda, uma vertente ambiental, na medida em que propõe a melhoria do meio ambiente municipal, por meio da recuperação paisagística. O cunho social fica por conta da especialização de pessoal, capacitando mão-de-obra para atuar com as técnicas de viticultura.
No dia 15 de novembro deste ano, estará se completando 120 anos da primeira hibridação de videira, feita no Brasil, em Pirituba, pelo médico Dr. Pereira Barreto. Considerado uma das mais significativas figuras do pensamento nacional, dedicou sua vida à medicina e à agronomia, foi considerado o 1º agrônomo do Brasil. Em 1885, Pereira Barretto, abandona a lavoura cafeeira, tornando-se viticultor, pois achava que seríamos capazes de produzir, não só café e borracha, como país tropical, mas também poderíamos produzir o vinho que seria a única forma de atrair o colono europeu em emigração voluntária.
Natalini é médico, formado pela EPM/ UNIFESP e sente muito orgulho do Centro Acadêmico dessa Universidade, homenagear um homem como Pereira Barretto. Aproveitando essa homenagem, Natalini sugeriu ao Coordenador Geral do Centro Acadêmico Pereira Barretto da UNIFESP, realizar o plantio de uma videira em comemoração aos 120 anos da primeira hibridação de videira no Brasil, na sede do Centro Acadêmico. Bruno ficou de apresentar a proposta à sua Diretoria.
Esse evento será mais uma parceria do gabinete de Natalini, com a Vindima, que é coordenada pelo Sr. Sergio Semerdjan. No dia 16/11, já está sendo organizado um seminário para debater o tema, no auditório Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo.