Novos onibus movidos a etanol entram em circulacao amanha.

Para tentar diminuir a poluição na cidade, devem começar a rodar a partir de sexta-feira (27) os novos ônibus movidos a etanol. A Prefeitura anunciou que serão 50 veículos até o final de junho. A tecnologia é mais limpa e também mais cara. Esses veículos custam R$ 400 mil, R$ 100 mil a mais do que os que andam com diesel.

A fumaça escura que sai dos escapamentos dos veículos a diesel é uma das vilãs da poluição em São Paulo. Só a frota de ônibus da cidade já polui bastante: são 15 mil ônibus rodando. Uma pequena parte deles roda com 20% de biodiesel no tanque, o que ajuda a melhorar a qualidade do ar, mas ainda não é o ideal.

A grande vantagem dos veículos a etanol é que poluem menos, pois emitem menos material particulado, que é aquela fumaça preta que sai do escapamento, e até 90% menos dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

Os novos ônibus vão começar a circular em três linhas da Zona Sul – Jardim Miriam/Vila Gomes, Jardim Miriam/Terminal Princesa Isabel e Jardim Luso/Terminal Bandeira.

Além dos ônibus movidos a etanol, a Ecofrota tem 1200 veículos que andam com 20% de biodiesel nos tanques. Os 200 trólebus da cidade são movidos a energia elétrica e não poluem nada. Segundo o assessor ambiental da Secretaria de Transportes, Marcio Schettino, daqui pra frente a poluição só tende a diminuir.

“A lei de mudança do clima prevê que até 2018 toda a frota do município de São Paulo deve estar operando com combustível renovável. Então, é um ganho bastante favorável na saúde do paulistano”, diz Schettino.

Este tipo de ação serve de exemplo para que todas as grandes metrópoles do Brasil consigam diminuir as emissões de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade do ar e de vida da população. 

 

 

About natalini