Odontologia para pacientes especiais na Câmara Municipal de São Paulo

Neste sábado (19) aconteceu, na Câmara Municipal de São Paulo, o 1º Fórum Municipal de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia –SP. A iniciativa é do vereador Gilberto Natalini (PV) e da presidente da Câmara Técnica de Pacientes Especiais do CRO-SP, Adriana Zink.

unnamed (2)

A Odontologia para pacientes com necessidades especiais é uma área praticamente nova: foi reconhecida em 2001 quando os primeiros especialistas foram formados.
O especialista em pacientes especiais atende pessoas com comprometimento sistêmico (cardiopatas, renais crônicos, diabéticos etc), pacientes com doenças infectocontagiosas, neurológicas, além de autistas, entre outros.

unnamed

Segundo dados do IBGE (2010) 45,6 milhões de brasileiros (23,9% da população) têm, ao menos, alguma deficiência visual, auditiva, motora, mental ou intelectual.
O Fórum teve a finalidade de valorizar e divulgar a especialidade no meio acadêmico e de atender a população e dele sairá uma Carta Compromisso sugerindo a obrigatoriedade da disciplina de Odontologia para pacientes com necessidades especiais. O documento será entregue à Secretaria Municipal de Saúde, ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e ao Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Participaram do Fórum as quatro universidades paulistas (UNIP, UNICSUL, UNICASTELO E USP) que têm a disciplina Odontologia .
No Brasil há disponíveis 1038 Centros de Especialidades Odontológicas – CEOS, mas não profissionais habilitados para atender aos pacientes com necessidades especiais. No Estado de São Paulo são mais de 80 mil cirurgiões dentistas trabalhando mas apenas 177 especialistas na área.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *