Opiniao: Celebrar os 100 anos do Cangaiba e construir cidadania

O bairro de Cangaíba, na zona Leste, está completando o seu centenário em 2010. A mobilização para organizar os festejos vem se desenrolando desde o segundo semestre do ano passado. O momento é especial e inspira comemorações. Mobiliza a comunidade em torno de iniciativas.

 

Uma passagem como essa é sempre um bom momento tanto para refletir sobre o que já aconteceu quanto para se pensar em projetos e rumos futuros. Por essa razão, foi criado o projeto “Centenário Cangaíba”, que visa o resgate, o registro e a divulgação da memória do bairro, ao mesmo tempo em que pretende promover ações para o desenvolvimento sóciocultural do bairro e a construção da cidadania.

 

Assim como a maioria dos bairros paulistanos, Cangaíba cresceu rapidamente e de forma pouco ordenada. No início do século, a região tinha uma paisagem quase rural, composta por alguns sítios e chácaras. Desde então, houve a chegada dos imigrantes e, mais tarde, da estrada de ferro Central do Brasil. Novos loteamentos foram surgindo e a consolidação cada vez mais evidente de São Paulo como metrópole nacional só ajudou a atrair mais moradores.

 

Diante de toda essa efervescência, a probabilidade de que as tradições e heranças se percam é muito grande. E para qualquer grupo de pessoas que se reúnem em um ambiente comum – como num bairro – é uma perda significativa. O projeto, portanto, envolve a comunidade em torno de atividades que permitam intercâmbios e manifestações culturais, como rodas de bate-papo, exposições, lançamento de livro com um retrato inédito da história do Cangaíba.

 

O Centenário também está sendo um ótimo incentivo para valorizar o bairro e estimular a participação ativa dos moradores, já que muitos acabam se envolvendo por causa dos festejos. A programação é extensa e diversa, para agradar a todos os gostos.

 

No Carnaval, foi organizado um bloco inspirado no tema do Centenário. Também já tivemos eventos esportivos como uma corrida de rua e o torneio de futebol, a Taça do Centenário, que teve início no dia 14 de maio e será disputada até agosto por 32 times da região. Para quem se interessa por cultura, serão realizadas atividades como o concurso de redação e apresentação de peças de teatro. Tudo isso só está sendo possível graças aos esforços conjuntos da comunidade, das entidades do bairro e das Secretarias Municipais.

 

Iniciativas como essa deveriam ser mais frequentes numa cidade tão rica e plural quanto São Paulo. Conhecer e valorizar o que é nosso é fundamental para o respeito e a prática cidadã.

 

Gilberto Natalini, médico e vereador (PSDB/SP) realiza atendimento médico voluntário há 35 anos no ambulatório da Igreja Bom Jesus do Cangaíba; é um dos organizadores dos festejos do centenário do bairro.

About natalini