Plenária da Saúde reúne as comunidades de Cangaíba

No sábado, 27 de junho, foi realizada a Plenária da Saúde de Cangaíba/Penha, no Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus do Cangaíba. Anualmente o vereador Gilberto Natalini e o Padre Emerson, organizam o evento para receber e acompanhar o desenvolvimento das demandas na área da Saúde. Contando com a presença do Supervisor Técnico de Saúde da Penha, Dr. Celso Galhardo Monteiro e da representante da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, Dra. Francis, foram apresentados dados sobre o Distrito de Cangaíba, tais como: população (120.433 habitantes), IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (0,825) e o número de munícipes referenciados nas Unidades Básicas de Saúde. A UBS com o maior número de referenciados é a UBS Engenheiro Goulart com 37.270 munícipes em sua área de abrangência.

11698407_899267076801832_2418232071788988020_n

Além de dados socioeconômicos, foram apresentados dados epidemiológicos, assim como os pontos positivos e os pontos negativos de cada um dos equipamentos de Saúde, como por exemplo: a UBS Cangaíba, tem falta de pessoal em diversas áreas, já a UBS Engenheiro Goulart dispõe de aparelhos ultrapassados – causando demora no atendimento. A UBS Jardim São Francisco, apesar de reformada, tem déficit de pessoal de todas as categorias,inclusive, a falta de médicos e falta de materiais médico-hospitalar e medicamentos.
Das cinco AMAs – Assistência Médica Ambulatorial da região, apenas a AMA Vila Silvia está com o quadro completo de médicos, tanto na área de pediatria como na área de clínica médica. Para a área de clínica médica estão previstos 623 profissionais para a região e o número de médicos é de 433, faltando, portanto 190 profissionais. Na área de pediatria a situação é a mesma: falta de profissionais. De um total de 436 pediatras previstos existem apenas 179 em atividade, faltando 257 médicos dessa especialidade.

IMG_1445a

Durante a Plenária os membros da comunidade, conselheiros gestores e conselheiros participativos, tiveram a oportunidade de expor aos representantes da Secretaria da Saúde as suas demandas, como a construção da UBS Jardim São Nicolau e da UBS Engenheiro Trindade, ambas funcionando atualmente em prédio alugado e inadequado. Outra necessidade apresentada foi a construção de um CAPS III – Centro de Atenção Psicossocial e de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, tipo III.
Dos pontos positivos podem ser destacadas além das reformas de cinco Unidades Básicas de Saúde, o esforço dos profissionais tanto da Coordenadoria, como da Supervisão Técnica de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde e das AMAs, na busca de alternativas para superar as dificuldades, que de acordo com vereador Gilberto Natalini são decorrentes da falta de financiamento adequado para o SUS – Sistema Único de Saúde, principalmente por parte do governo federal.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *