Prevenção de DST, discriminação e violação dos direitos é tema de palestra para adolescentes e jovens

Nesta 6ª feira (03/07), a convite da direção da Casa de Assistência Filadélfia, Ivan Cáceres, assessor técnico para a área da Saúde do vereador Gilberto Natalini (PV), ministrou palestra para adolescentes e jovens da região de Ermelino Matarazzo e entorno.
O tema, tendo como norte a prevenção de DST – Doença Sexualmente Transmissível, o combate a discriminação e a violação dos direitos dos adolescentes e jovens, tomou como ponto partida o significado da expressão adolescência, de acordo com a classificação caracterizada, sob o ponto de vista da semântica, assim como sob o ponto de vista das definições técnicas, para os cidadãos que passam por essa faixa etária.

unnamed

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a adolescência se situa na segunda década de vida, ou seja, dos 10 aos 19 anos, e a juventude na faixa dos 15 aos 24 anos de idade. É um período marcado por dúvidas e profundas transformações que ocorrem de forma simultânea nas diferentes esferas da existência humana, interferindo nos aspectos biológicos, psíquicos, sociais e culturais. É um período de efervescência, que com variados graus e efeitos impacta a totalidade das pessoas dessa faixa etária.

unnamed (1)

Os adolescentes e jovens, motivados pelo legítimo desejo de explorar, conhecer, questionar e a traiçoeira sensação de serem eternos, imortais e infalíveis, se tornam vulneráveis e expostos a riscos.
Temas como sexualidade e DST / AIDS, o que são DST, infecção por HIV e sintomas da AIDS, hepatites, transmissão vertical e gravidez indesejada, foram abordados de maneira isenta de julgamentos e valores morais. Entretanto, passando informações sobre o estigma e discriminação ainda presentes na sociedade e insistindo na necessidade da prevenção, proteção e do cuidado de si.
Outros aspectos envolvendo esse universo de cidadãos, tais como a violação dos direitos dos adolescentes e dos jovens, assim como o acolhimento na rede pública de saúde, foram debatidos. Concluindo que a promoção da saúde de adolescentes e jovens precisa incorporar ações no serviço de saúde e intersetoriais no combate às desigualdades relacionadas à raça, gênero e orientação sexual, e a outras formas de exclusão e discriminação.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *