Unifesp em Santo Amaro: a luta valeu a pena

O projeto de instalação da nova Unidade de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Santo Amaro é uma das atividades na qual o deputado estadual Barros Munhoz, ex-subprefeito local, e o vereador Gilberto Natalini participam ativamente.

 

A instalação de curso superior gratuito, com o padrão de qualidade da Escola Paulista de Medicina, era uma antiga reivindicação dos moradores da zona Sul especialmente porque o projeto segue a tendência de revitalização da região e de atração de novos investimentos.

 

Vereador Natalini e deputado Barros Munhoz:

esforço conjunto pela região

 

Gilberto Natalini e Barros Munhoz foram essenciais para a concretização da cessão do terreno. O subprefeito indicou o local e ambos organizaram a reunião com 500 pessoas, no Teatro Paulo Eiró, na qual o prefeito da época, José Serra, assinou o decreto de desapropriação da área. Na sequência, com a prefeitura sob o comando da Gilberto Kassab, Natalini batalhou na Câmara Municipal a aprovação do Projeto de Lei do Executivo garantindo o decreto assinado por Serra.

 

“Foi uma luta demorada, que começou em 2005, mas que está valendo a pena”, comenta Natalini. “Também temos de reconhecer o esforço da Unifesp, na pessoa do reitor Walter Albertoni, e do ministério da Educação”, complementa Barros Munhoz, lembrando que os cursos serão voltados prioritariamente à comunidade local e exercerão importante influência na expansão da qualificação dos jovens.

 

O terreno de 12 mil metros quadrados está localizado na Av. Padre José Maria, em frente ao Metrô do Largo Treze. O edifício com 900 metros quadrados terá área de convivência, salas de aula, informática, salas administrativas, sala de atividades, área de exposições, consultórios médicos, vestiários, lanchonete, banheiros, quadra poliesportiva e estacionamento. Estão previstos, ainda, Centro de medicina esportiva, uma nova Universidade Aberta à Terceira Idade e o Programa de Apoio ao Primeiro Emprego.

 

O vereador e médico santamarense, formado pela própria UNIFESP, reconhece o valor deste empreendimento para a zona Sul. “A região vem se transformando e nossa opção é pela qualificação, dos processos produtivos, das pessoas e da qualidade de vida”, diz Natalini.

 

Segundo Barros Munhoz, o objetivo é justamente suprir demandas de moradores da região, “carentes de atividades voltadas ao social, uma vez que as atividades serão voltadas aos projetos de extensão e ao atendimento à comunidade”.

About natalini