Vitória na luta pelo Sorocabana – Município vai administrar o hospital

Em 90 dias será reaberto com uma AMA 24h

Na manhã de terça-feira, 17 de janeiro, o governador Geraldo Alckmin assinou documento passando a administração do hospital Sorocabana, na Lapa, ao município de São Paulo, transformando-o em um hospital público municipal. O ato é um desfecho vitorioso da luta encampada pelo vereador Gilberto Natalini (PV), subprefeitura da Lapa, líderes locais, empresários, Associação Comercial, Ciesp e OAB, entre outras instituições que criaram um ‘Fórum permanente de mobilização´ em prol da retomada dos serviços da instituição.

No último mês de outubro, o grupo obteve sua primeira vitória, no despacho da juíza Silvia Maria de Andrade, da 12 Vara da Fazenda Pública, deferindo liminar acatando o pedido de retomada do imóvel, cedido à Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana há mais de 50 anos. Agora, a cidade de São Paulo conquista a administração do hospital, em uma cerimônia, no saguão da insituição, com as presenças do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab.
O Sorocabana é o principal centro de atendimento do SUS na zona Oeste. Conforme cálculos do vereador Gilberto Natalini tem capacidade para atender 20 mil pacientes por mês. “E esse número pode ser ainda maior”, diz o vereador. “A comunidade se mobilizou, reivindicou e agora o Sorocabana é um hospital público municipal. Vitória para a população da zona oeste! Vitória para a cidade de São Paulo!”
Reaberto em 90 dias
Num prazo de 90 dias o Sorocabana será reaberto com uma AMA 24h. Até o meio do ano estará funcionando integralmente com 120 leitos com a promessa de abrir as portas com 100% de sua capacidade até o mês de dezembro.
Pelo documento assinado, o Estado concede ao município a posse do prédio por 20 anos. A idéia do governo é enviar à Assembléia Legislativa um Projeto de Lei que dá à cidade a posse definitiva do imóvel.

About natalini