Podas de Árvores

São Paulo tem 650 mil árvores em seu viário (ruas e praças). Dessas, aproximadamente 30% estão doentes. Muitas árvores envelheceram e também ficaram mais frágeis. A cidade de São Paulo nunca cuidou de suas árvores.

As podas, quando executadas, muitas vezes são feitas com técnicas erradas que desestabilizam as árvores, podendo até facilitar sua queda. É realizada por equipes contratadas da Prefeitura ou da Concessionária de Eletricidade.
Em grande parte das vezes essas equipes não têm o preparo técnico e o cuidado necessário para fazer as podas de forma correta.
Nos últimos anos temos um agravante nessa situação. A Prefeitura de São Paulo diminuiu muito o número de equipes de zeladoria urbana, e com isso as equipes de poda. Assim, vimos Subprefeituras que tem maior número de árvores, como Lapa, Santo Amaro e Pinheiros ficarem com uma ou duas equipes de podas de árvores.
Árvores doentes, mal podadas, com raízes estranguladas, somado à falta de equipes de manutenção e podas, aumentou muito o número de árvores e galhos que caem sobre casas, carros e pessoas, causando inclusive acidentes com vítimas, como aconteceu na Lapa.
Agora a Prefeitura anunciou que está recontratando as equipes para atender aos pedidos de podas, que são campeões no 156.
Esperamos que isso aconteça com a maior brevidade possível.
Gilberto Natalini- Médico, Ambientalista e Vereador (PV/SP)

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *